Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.contributor.authorGomes, Ana Carolina Paixão
dc.date.accessioned2016-09-26T08:44:28Z
dc.date.available2016-10-26T00:30:09Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractO presente relatório de mestrado apresenta a prática pedagógica realizada na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Galeão e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré – Azinhaga, nas valências de 1º Ciclo e de Pré-Escolar, respetivamente. Através do mesmo, é possível observar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, bem como, concretizar uma reflexão sobre todo o processo educativo. Para compreender a importância da correlação existente entre a teoria e a práxis foi essencial especificar os pressupostos teóricos e metodológicos que serviram de base a toda a ação executada durante o período de estágio. Deste modo, efetuaram-se registos diários dos comportamentos e das rotinas de forma a responder às necessidades de todas as crianças e alunos. Desenvolveram-se dois projetos de investigação-ação com o intuito de responder a duas grandes questões, elaboradas para sinalizar possíveis aspetos influenciadores das aprendizagens adquiridas pelos educandos. No 1º Ciclo do Ensino Básico, depois de se ter observado que este grupo apresentava a motricidade fina pouco desenvolvida, formulou-se a questão: Como desenvolver a motricidade fina neste grupo de 1º ano? A partir da implementação das estratégias eleitas, notou-se uma evolução da motricidade fina. No âmbito do ensino Pré-Escolar, para que pudesse ser demonstrada a importância dos trabalhos por projeto, em que os autores principais são as crianças, formulou-se a questão: De que forma o trabalho de projeto influenciou as aprendizagens deste grupo de crianças do pré-escolar? Através da execução deste trabalho de projeto observou-se que as crianças ficam mais envolvidas nas tarefas propostas. Durante esta investigação foram efetuados registos diários referentes à observação direta e discutidas ideias com a professora e educadora regentes de cada valência, por forma a proporcionar aprendizagens significativas a todas as crianças, correspondendo sempre da melhor maneira possível às suas necessidades e potencialidades.pt_PT
dc.identifier.tid201330962
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1245
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do Galeãopt_PT
dc.subjectEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, Azinhagapt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectAgentes educativospt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectPrimeiro Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarolinaGomes.pdf
Size:
4.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: