Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Currículo em tempo de mestiçagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Currículo em tempo de mestiçagem.pdf444.04 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Quer chamemos de observação do meio, análise da realidade, ou levantamento de necessidades, em qualquer planeamento curricular existe sempre uma etapa prévia, que é o da reflexão sobre o mundo que nos rodeia, enquanto unidade espaço tempo onde se desenrolará uma prática pedagógica intencionalmente organizada. E que espaço-tempo é o nosso? Esta reflexão pretende alertar para o desfasamento cada vez mais evidente entre o currículo que se mantém monorreferencialmente petrificado, fiel às suas origens científicas e tecnológicas, e o tempo que vivemos de mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica.
In any curriculum planning, either naming it as environmental observation, reality analysis or needs assessment, there is always a preliminary stage, to reflect about the world around us, as a space-time unit in which an intentionally organized pedagogical practice will take place. This reflection is intended to alert to the increasingly evident gap between the curriculum remaining mono-referentially petrified and loyal to its scientific and technological origins, and the time of ethical-philosophical, political and ideological métissage we live in.

Description

Keywords

Currículo Modernidade Pós-modernidade Mestiçagem Curriculum Modernity Post-modernity Métissage . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Sousa, J. M. (2016). Currículo em tempo de mestiçagem. Revista de Estudos Curriculares, 7(1), 14-24.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Portuguesa de Estudos Curriculares

CC License