Repository logo
 
Publication

O estágio supervisionado: um estudo sobre práticas pedagógicas reflexivas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Nogueira
dc.contributor.advisorFrança, Robson Luiz de
dc.contributor.authorSantos, Palmira Lira
dc.date.accessioned2016-04-11T14:04:18Z
dc.date.available2016-05-12T00:30:09Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo analisar a Prática Pedagógica dos alunosestagiários na disciplina Estágio Supervisionado (Curricular Obrigatório) do curso de Bacharelado em Educação Física numa IES particular na cidade de Recife-Pernambuco, Brasil, no contexto da Inovação Pedagógica. A justificativa para esta investigação parte de três vertentes bem particulares: a primeira refere-se ao interesse em ampliar o conhecimento sobre o tema Estágio Supervisionado; a segunda relaciona-se com o campo profissional; por último, a lacuna teórica e a ausência de pesquisas no campo do Estágio Supervisionado. Partindo de uma abordagem qualitativa, este projeto de investigação será um estudo de caso com abordagem etnográfica, por se tratar de um objeto específico baseado num fenômeno real. Seus procedimentos foram observação participante, entrevistas com professores, estagiários, supervisores de estágio e o proprietário da academia. O Estágio vem sendo considerado como a hora da prática, o fazer prático dos alunos nos cursos de Educação Física. Por meio da mobilização dos saberes e da compreensão entre a aplicabilidade da teoria e prática, conjuntamente os alunos estagiários vão construindo sua identidade profissional e se adaptando ao mundo da sua Prática Pedagógica. Esse conjunto de reflexões no contexto da Inovação Pedagógica pode representar uma ruptura com o pensamento educacional tradicional, trazendo à tona a realidade construtiva e transformando a prática pedagógica dos estagiários. A pesquisa realizou-se numa IES particular do Recife e numa Academia de Ginástica, que oferece um programa de estágio diferenciado, onde os estagiários recebem orientação teórica e prática de forma reflexiva, o que lhes possibilita uma prática com autonomia. Conclui-se que os alunos da IES investigada, que passaram pelo programa da academia de ginástica, realizaram uma prática pedagógica no estágio supervisionado de forma inovadora.pt_PT
dc.identifier.tid201114224
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1129
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio supervisionadopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática reflexivapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO estágio supervisionado: um estudo sobre práticas pedagógicas reflexivaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Centro de Competência de Ciências Sociais, Departamento de Ciências da Educação, Universidade da Madeira, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoPalmiraSantos .pdf
Size:
629.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: