Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas pedagógicas de história no ensino médio em uma escola pública estadual na cidade de Bom Conselho-PE/Brasil: existe inovação pedagógica?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoÉricaPadilha.pdf1.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação aborda o tema Práticas Pedagógicas no Ensino Médio, com o objetivo de verificar se, na turma do 3º Ano “A” da Escola Coronel José Abílio da Cidade de Bom Conselho- PE/Brasil, existia inovação pedagógica nas práticas pedagógicas realizadas nas aulas de História. Os sujeitos desta investigação foram os alunos e professor da disciplina de História desta turma. Portanto, esta pesquisa procurou compreender as ações e atividades que caracterizam a rotina das aulas de História da turma, bem como, as experiências dos alunos e do professor e se a relação entre eles com as teorias e as práticas pedagógica realizadas eram inovadoras. A abordagem metodológica deu-se por meio de uma investigação qualitativa de cunho etnográfico, onde observámos de forma direta e participante as aulas de História. Para esta pesquisa que analisou as concepções de educação e de etnografia baseámo-nos nos seguintesteóricos: Bogdan e Biklen (1994), Fino (2001; 2004; 2008; 2009; 2011; 2015; 2016), Lapassade (1995), Lüdke e André (1986), Macedo (2004; 2009; 2010), Minayo (1994), Papert (1994), Sousa (2000; 2001; 2015) e Toffler (1970), entre outros que serviram de suporte para toda esta investigação. Assim sendo, utilizámos as técnicas de recolha de dados como: caderno de campo, entrevistas, observação direta, fotografias, filmagens - liberadas e permitidas pelos alunos observados - para captar nas falas e ações dos mesmos se havia indícios de inovação pedagógica. Diante da pesquisa realizada, e a respeito do desenvolvimento das práticas pedagógicas, concluímos que presenciámos a sua capacidade de provocar mudança paradigmática, implicando transformações nas bases tradicionais da educação, e desta forma, através destas rupturas, configurando a inovação pedagógica, nas Práticas Pedagógicas de História no Ensino Médio em uma Escola Pública na Cidade de Bom Conselho-PE/Brasil.
The present investigation deals with the topic Pedagogical Practices in High School, with the objective of confirming in the class of the 3rd Year "A" of the School Coronel José Abílio of the City of Good Council - PE / Brazil, if there was pedagogical innovation in the pedagogical practices carried out in the classes of History. The subjects of this investigation were the students and teacher of History of this group. Therefore, it is the foundation of this research the actions and activities that highlight the routine of class lessons of the class, as well as the experiences of the students and the teacher and if the relationship between them and the theories and pedagogical practices carried out were innovative. The methodological approach was made through a qualitative research of ethnographic character, where we observed in a direct and participant way the classes of History. In order to contribute to this research that analyzed the conceptions of education and ethnography we had as basis the followingheorists: Bogdan and Biklen (1994), Fino (2001, 2004, 2008, 2009, 2015, 2016), Lapassade (1995), Lüdke and André (1986), Macedo (2004, 2009, 2010), Minayo (1994), Papert (1994), Sousa (2000, 2001, 2015) and Toffler (1970), among others. To do this, we used the techniques of data collection such as field notebook, interviews, direct observation, photographs, filming - released and allowed by the observed students - to capture in the speeches and their actions if there was evidence of pedagogical innovation. In view of the research carried out, we were directed towards a conclusion regarding the development of pedagogical practices and their capacity to bring about paradigmatic change, implying transformations in the traditional bases of education, and thus, in the field of research, through these ruptures, pedagogical innovation, setting as significant the results we obtained in response to our question about the existence of pedagogical innovation in the Pedagogical Practices of History in High School in a Public School in the City of Good Council-PE / Brazil.

Description

Keywords

Aula de história Cultura da turma Ensino Médio Inovação pedagógica Práticas pedagógicas História Class of history Culture of the class High school Pedagogical innovation Pedagogical practices Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License