Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.67 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
'1 Question 10 answers' is a didactic exercise, de signed to investigate the notion of interpretation
in communication design, and to reflect upon
issues that arise in the creation of non-fiction
narratives. In particular, this research analyses
the relationship between the interviewer and the
interviewee, as well as the poetic devices of col lection, tabulation and repetition in storytelling.
The exercises discussed in this project were ap plied in various educational contexts: initially
from 2017-2019 on the Typography modu le of the BA in Design at the Universidade
da Madeira (Madeira, Portugal), and subse quently in February 2021 during an intensive
workshop with MA Communication students
in the School of Design at the Politecnico di
Milano (Milan, Italy).
The exercise consisted of posing a question to
ten people and collecting their narrative res ponses, before exploring how these might be
interpreted as texts and translated into artefacts.
The results produced by the students at the
Universidade da Madeira were small books,
while the students at Politecnico di Milano in vented communication systems within several
different types of media.
This article discusses ‘the rules of the game’
applied during the exercises, describes the lear ning process, and analyses various works made
by the students reflecting on delicate balance
that exists between a work of interpretation and
the processes of dialogue and active listening.
'1 pergunta 10 respostas' é um exercício di dáctico, concebido para investigar a noção de interpretação na concepção da comunicação, e para reflectir sobre questões que surgem na criação de narrativas de não-ficção. Em parti cular, esta investigação analisa a relação entre o entrevistador e o entrevistado, bem como os dispositivos poéticos de recolha, tabulação e repetição na narração de histórias. Os exercícios discutidos neste projecto foram aplicados em vários contextos educativos: ini cialmente a partir de 2017-2019 no módulo de Tipografia do BA em Design na Universi dade da Madeira (Madeira, Portugal), e poste riormente em Fevereiro de 2021 durante um workshop intensivo com alunos de MA em Co municação na Escola de Design do Politécnico de Milão (Milão, Itália). O exercício consistiu em colocar uma pergun ta a dez pessoas e recolher as suas respostas narrativas, antes de explorar a forma como estas poderiam ser interpretadas como textos e traduzidas em artefactos. Os resultados pro duzidos pelos estudantes da Universidade da Madeira foram pequenos livros, enquanto os estudantes do Politecnico di Milano inventaram sistemas de comunicação dentro de vários tipos diferentes de meios de comunicação. Este artigo discute "as regras do jogo" aplica das durante os exercícios, descreve o processo de aprendizagem, e analisa vários trabalhos realizados pelos estudantes, reflectindo sobre o delicado equilíbrio que existe entre um trabalho de interpretação e os processos de diálogo e de escuta activa.
'1 pergunta 10 respostas' é um exercício di dáctico, concebido para investigar a noção de interpretação na concepção da comunicação, e para reflectir sobre questões que surgem na criação de narrativas de não-ficção. Em parti cular, esta investigação analisa a relação entre o entrevistador e o entrevistado, bem como os dispositivos poéticos de recolha, tabulação e repetição na narração de histórias. Os exercícios discutidos neste projecto foram aplicados em vários contextos educativos: ini cialmente a partir de 2017-2019 no módulo de Tipografia do BA em Design na Universi dade da Madeira (Madeira, Portugal), e poste riormente em Fevereiro de 2021 durante um workshop intensivo com alunos de MA em Co municação na Escola de Design do Politécnico de Milão (Milão, Itália). O exercício consistiu em colocar uma pergun ta a dez pessoas e recolher as suas respostas narrativas, antes de explorar a forma como estas poderiam ser interpretadas como textos e traduzidas em artefactos. Os resultados pro duzidos pelos estudantes da Universidade da Madeira foram pequenos livros, enquanto os estudantes do Politecnico di Milano inventaram sistemas de comunicação dentro de vários tipos diferentes de meios de comunicação. Este artigo discute "as regras do jogo" aplica das durante os exercícios, descreve o processo de aprendizagem, e analisa vários trabalhos realizados pelos estudantes, reflectindo sobre o delicado equilíbrio que existe entre um trabalho de interpretação e os processos de diálogo e de escuta activa.
Description
Keywords
Typography Communication design Design education Non-fiction Listening Interpretation Tipografia Design de comunicação Educação em design Não-ficção Audição Interpretação . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Bertolotti, E. & Serbanescu, A. (2022). ‘1 Question 10 Answers’. An exercise to examine methods of non-fiction story-making and processes of interpretation. Convergências -Revista de Investigação e Ensino das Artes, VOL XV (29), 21-39. https://doi. org/10.53681/c1514225187514391s.29.84
Publisher
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco