Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As crianças institucionalizadas: factores de risco, saúde mental, intervenção educativa e comunitária

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente Dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário para a obtenção do Grau de Mestre. Esta investigação tem como objetivos primordiais estudar os factores e comportamentos de risco que podem fragilizar com maior frequência a saúde mental de crianças/jovens institucionalizados e elencar estratégias de intervenção educativa e comunitária utilizadas para a promoção do desenvolvimento integral dos mesmos, evitando problemas a nível da saúde mental. Este estudo procurou compreender a importância de existirem serviços específicos que atendam às particularidades de crianças institucionalizadas, de modo que existam respostas mais eficazes. Efetivamente, as crianças que são retiradas do seu núcleo familiar passam por experiências emocionalmente difíceis, podendo estes factores de risco resultar em problemas de comportamento que ponham em causa a sua saúde mental. Assim, a intervenção é essencial enquanto factor protetor para a saúde, sendo que a mesma deve assumir-se como multidisciplinar, obedecendo a variados pressupostos fundamentais, melhorando a qualidade de vida das crianças ou dos jovens institucionalizados. Face ao exposto, para a pesquisa, considerou-se utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, baseada na análise documental de referências sobre a temática abordada, bem como na elaboração de um estudo de caso, de forma a aprofundar os conhecimentos e a investigar as variadas vertentes sobre este tema. Após realizar este enquadramento teórico, passou-se à recolha dos dados, através da realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais de uma estrutura de acolhimento da Região, assim como a alguns docentes que acompanham estas crianças nas instituições escolares. Por fim, para a análise e interpretação dos dados recolhidos recorreu-se à técnica de análise de conteúdo.
This Dissertation was written as part of the Master's Degree in Education and Community Development to obtain a Master's Degree. The main objectives of this research are to study the risk factors and behaviours that can most often weaken the mental health of institutionalized children/young people and to list educational and community intervention strategies used to promote their integral development, avoiding mental health problems. This study sought to understand the importance of having specific services that cater to the particularities of institutionalized children, so that there are more effective responses. Indeed, children who are removed from their families go through emotionally difficult experiences, and these risk factors can result in behavioral problems that jeopardize their mental health. Thus, intervention is essential as a protective factor for health, and it must be multidisciplinary, obeying various fundamental assumptions, improving the quality of life of institutionalized children or young people. In view of the above, we decided to use a qualitative research methodology, based on document analysis of references on the subject, as well as a case study, in order to deepen our knowledge and investigate the various aspects of this subject. After this theoretical framework, data was collected by conducting semi-structured interviews with professionals from a childcare center in the region, as well as with some teachers who accompany these children in school. Finally, content analysis was used to analyze and interpret the data collected.

Description

Keywords

Crianças institucionalizadas Factores e comportamentos de risco Intervenção educativa e comunitária Investigação qualitativa Saúde mental Educational and community intervention Institutionalized children Mental health Qualitative research Risk factors and behaviours Educação e Desenvolvimento Comunitário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence