Publication
O uso do software winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: uma inovação pedagógica?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Santos | |
dc.contributor.author | Vieira, Geraldo | |
dc.date.accessioned | 2016-05-18T11:08:31Z | |
dc.date.available | 2016-06-18T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2016-03-08 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo de pesquisar o uso do software Winplot nas aulas de matemática como instrumento auxiliar e fator de ruptura das práticas pedagógicas fundamentadas no paradigma fabril, criando ambientes favoráveis ao ensino e aprendizagem, dando maior ênfase a aprendizagem, proporcionando aos educandos serem construtores dos seus próprios conhecimentos, valorizando os seus significados, propiciando a formação de cidadãos críticos e autônomos e educadores como mediadores nesse processo. Para a realização desse trabalho de pesquisa foi adotada a metodologia qualitativa com fundamentos etnográficos, a observação participante e a utilização do diário de bordo eletrônico etnográfico que nos garantiu agilidade nos registros de campo, propiciando a descrição das ações reais de educador e educandos em função do uso desse software que assegurou o desejo dos educandos, educador e pesquisador nas mudanças das praxes pedagógicas que valorizam o educando como centro no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para que a escola seja estimulada a adotar um currículo flexível propiciando uma educação contextualizada. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201917920 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1162 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Software Winplot | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Ferramentas | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Etnografia | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | O uso do software winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: uma inovação pedagógica? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |