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As atividades de complemento curricular e o aproveitamento escolar: que relações? Estudo de caso numa escola secundária do Funchal
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mendonça, Alice Maria Ferreira | |
dc.contributor.author | Silva, João Carlos Henriques da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-05T10:57:15Z | |
dc.date.available | 2016-05-06T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | Consciente do lugar de destaque e importância que a educação formal tem na nossa sociedade, propomo-nos a refletir sobre as aprendizagens que decorrem à margem dos saberes dominantes e que para alguns constituem a “fuga” da eterna insatisfação gerada pela rigidez do currículo. Nesta investigação, pretendemos compreender se existe alguma relação entre a frequência das atividades de complemento curricular (ACC) e o aproveitamento escolar dos alunos que as frequentam. Este estudo envolveu simultaneamente as abordagens qualitativa e quantitativa e teve lugar numa escola secundária pública da Região Autónoma da Madeira. Após uma análise dos documentos orientadores do estabelecimento de ensino - Projeto Educativo de Escola, Plano Anual de Atividades e Regulamento Interno - realizámos entrevistas a docentes responsáveis por estas atividades e solicitámos aos alunos o preenchimento de inquéritos por questionário. Constatámos que as ACC são valorizadas por todos os atores educativos, desde as entidades proponentes - Divisão de Gestão de Projetos da Direção Regional de Educação, órgão de gestão da escola, conselho pedagógico e coordenação de ACC até aos alunos que as frequentam e para quem são idealizadas. Foi possível concluir que as ACC são importantes no percurso escolar dos alunos por possibilitarem o desenvolvimento de competências transversais ao currículo, contribuindo desta forma para o processo holístico de educação em particular na sua dimensão pessoal e social. Verificámos que os alunos que frequentam as ACC são oriundos de diferentes cursos e que existe uma predominância dos rapazes na sua frequência. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1121 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Administração escolar | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Atividades de complemento curricular | pt_PT |
dc.subject | Currículo formal e não formal | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Liderança e Administração Educacional | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | As atividades de complemento curricular e o aproveitamento escolar: que relações? Estudo de caso numa escola secundária do Funchal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Liderança e Administração Educacional | pt_PT |