Publication
Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira
dc.contributor.author | Silva, Sofia | |
dc.contributor.author | Fraga, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T09:44:53Z | |
dc.date.available | 2023-03-01T09:44:53Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, Portugal implementou medidas em torno da autonomia e flexibilidade curricular que retomam as dimensões de desenvolvimento e gestão do currículo iniciadas nos anos 90. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estabelece a matriz de princípios, os valores e as áreas de competências a que deve obedecer o currículo. Este documento constitui um referencial para as decisões de cariz educativo e pedagógico, no que se refere ao desenvolvimento curricular, planeamento e avaliação das aprendizagens. Em consonância com o Perfil dos Alunos, o Ministério da Educação aprovou, no ano letivo 2017/2018, um projeto piloto em regime de experiência pedagógica - o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - que foi desenvolvido por 223 agrupamentos escolares e escolas públicas e privadas. Um ano mais tarde, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabeleceu o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens e conferiu às escolas a possibilidade de gerir o currículo, partindo de matrizes curriculares-base. A investigação que estamos a realizar assume-se como um estudo de caso único de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral compreender os processos de apropriação da autonomia e flexibilidade curricular por parte de uma escola da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo longitudinal que remonta ao ano letivo 2017/2018 e incide, em 2020/2021, nas turmas do 9.º ano de escolaridade. Face ao problema de investigação - como é que a escola se apropria da autonomia e flexibilidade curricular? definimos como objetivos: i. Descrever as mudanças operadas no funcionamento da escola no âmbito do disposto no Decreto-Lei n.º 55/2018. ii. Caracterizar as decisões curriculares estruturantes da escola no desenvolvimento do Perfil dos Alunos. iii. Enquadrar as práticas de gestão do currículo nas dimensões da autonomia decretada e da autonomia construída. Utilizam-se como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e os inquéritos por questionário, e como técnicas de análise e tratamento dos dados, a análise de conteúdo e a triangulação. O presente texto pretende expor os principais pilares teóricos e metodológicos da investigação em curso, desvelando alguns dos resultados provisórios alcançados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5074 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation | Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers | |
dc.relation | Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers | |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autonomia e flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.subject | Perfil dos alunos | pt_PT |
dc.subject | Gestão flexível do currículo | pt_PT |
dc.subject | Estudo de caso | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers | |
oaire.awardTitle | Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00194%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 167 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Castro Silva | |
person.familyName | Fraga | |
person.givenName | Sofia Micaela | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier.ciencia-id | 8115-DF40-D540 | |
person.identifier.ciencia-id | B71C-B6FF-CB6B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4649-307X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3382-6357 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210292740 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f | |
relation.isAuthorOfPublication | 11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f | |
relation.isProjectOfPublication | 1824485d-14b5-4084-8c99-58bd62da3b83 | |
relation.isProjectOfPublication | 0e563e63-69e1-4598-a01e-d81b7e48cb0a | |
relation.isProjectOfPublication | 865b6c12-7043-453d-bf27-b8e33a72e27a | |
relation.isProjectOfPublication | 36b42a56-2d81-400e-ab04-7ee3e754b34b | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 36b42a56-2d81-400e-ab04-7ee3e754b34b |