Repository logo
 
Publication

Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira

dc.contributor.authorSilva, Sofia
dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.date.accessioned2023-03-01T09:44:53Z
dc.date.available2023-03-01T09:44:53Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNos últimos anos, Portugal implementou medidas em torno da autonomia e flexibilidade curricular que retomam as dimensões de desenvolvimento e gestão do currículo iniciadas nos anos 90. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estabelece a matriz de princípios, os valores e as áreas de competências a que deve obedecer o currículo. Este documento constitui um referencial para as decisões de cariz educativo e pedagógico, no que se refere ao desenvolvimento curricular, planeamento e avaliação das aprendizagens. Em consonância com o Perfil dos Alunos, o Ministério da Educação aprovou, no ano letivo 2017/2018, um projeto piloto em regime de experiência pedagógica - o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - que foi desenvolvido por 223 agrupamentos escolares e escolas públicas e privadas. Um ano mais tarde, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabeleceu o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens e conferiu às escolas a possibilidade de gerir o currículo, partindo de matrizes curriculares-base. A investigação que estamos a realizar assume-se como um estudo de caso único de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral compreender os processos de apropriação da autonomia e flexibilidade curricular por parte de uma escola da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo longitudinal que remonta ao ano letivo 2017/2018 e incide, em 2020/2021, nas turmas do 9.º ano de escolaridade. Face ao problema de investigação - como é que a escola se apropria da autonomia e flexibilidade curricular? definimos como objetivos: i. Descrever as mudanças operadas no funcionamento da escola no âmbito do disposto no Decreto-Lei n.º 55/2018. ii. Caracterizar as decisões curriculares estruturantes da escola no desenvolvimento do Perfil dos Alunos. iii. Enquadrar as práticas de gestão do currículo nas dimensões da autonomia decretada e da autonomia construída. Utilizam-se como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e os inquéritos por questionário, e como técnicas de análise e tratamento dos dados, a análise de conteúdo e a triangulação. O presente texto pretende expor os principais pilares teóricos e metodológicos da investigação em curso, desvelando alguns dos resultados provisórios alcançados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5074
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
dc.relationResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectPerfil dos alunospt_PT
dc.subjectGestão flexível do currículopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAutonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
oaire.awardTitleResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00194%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceAveiro (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage167pt_PT
oaire.citation.startPage153pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadorespt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameCastro Silva
person.familyNameFraga
person.givenNameSofia Micaela
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-id8115-DF40-D540
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-4649-307X
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f
relation.isProjectOfPublication1824485d-14b5-4084-8c99-58bd62da3b83
relation.isProjectOfPublication0e563e63-69e1-4598-a01e-d81b7e48cb0a
relation.isProjectOfPublication865b6c12-7043-453d-bf27-b8e33a72e27a
relation.isProjectOfPublication36b42a56-2d81-400e-ab04-7ee3e754b34b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery36b42a56-2d81-400e-ab04-7ee3e754b34b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autonomia e flexibilidade curricular.pdf
Size:
397.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: