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Abstract(s)
Nos últimos anos, Portugal implementou medidas em torno da
autonomia e flexibilidade curricular que retomam as dimensões
de desenvolvimento e gestão do currículo iniciadas nos anos 90.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estabelece
a matriz de princípios, os valores e as áreas de competências a
que deve obedecer o currículo. Este documento constitui um referencial para as decisões de cariz educativo e pedagógico, no que
se refere ao desenvolvimento curricular, planeamento e avaliação
das aprendizagens.
Em consonância com o Perfil dos Alunos, o Ministério da Educação
aprovou, no ano letivo 2017/2018, um projeto piloto em regime de
experiência pedagógica - o Projeto de Autonomia e Flexibilidade
Curricular - que foi desenvolvido por 223 agrupamentos escolares
e escolas públicas e privadas.
Um ano mais tarde, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho,
estabeleceu o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação
das aprendizagens e conferiu às escolas a possibilidade de gerir
o currículo, partindo de matrizes curriculares-base. A investigação que estamos a realizar assume-se como um estudo
de caso único de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral
compreender os processos de apropriação da autonomia e flexibilidade curricular por parte de uma escola da Região Autónoma
da Madeira. Trata-se de um estudo longitudinal que remonta ao
ano letivo 2017/2018 e incide, em 2020/2021, nas turmas do 9.º
ano de escolaridade.
Face ao problema de investigação - como é que a escola se apropria
da autonomia e flexibilidade curricular? definimos como objetivos:
i. Descrever as mudanças operadas no funcionamento da escola
no âmbito do disposto no Decreto-Lei n.º 55/2018.
ii. Caracterizar as decisões curriculares estruturantes da escola no
desenvolvimento do Perfil dos Alunos.
iii. Enquadrar as práticas de gestão do currículo nas dimensões da
autonomia decretada e da autonomia construída.
Utilizam-se como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e os inquéritos por questionário,
e como técnicas de análise e tratamento dos dados, a análise de
conteúdo e a triangulação.
O presente texto pretende expor os principais pilares teóricos e
metodológicos da investigação em curso, desvelando alguns dos
resultados provisórios alcançados.
Description
Keywords
Autonomia e flexibilidade curricular Perfil dos alunos Gestão flexível do currículo Estudo de caso Madeira (Portugal) . Faculdade de Ciências Sociais
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Publisher
Universidade de Aveiro