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Research Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
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Autonomia e flexibilidade curricular. O caso de uma escola da Região Autónoma da Madeira
Publication . Silva, Sofia; Fraga, Nuno
Nos últimos anos, Portugal implementou medidas em torno da
autonomia e flexibilidade curricular que retomam as dimensões
de desenvolvimento e gestão do currículo iniciadas nos anos 90.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estabelece
a matriz de princípios, os valores e as áreas de competências a
que deve obedecer o currículo. Este documento constitui um referencial para as decisões de cariz educativo e pedagógico, no que
se refere ao desenvolvimento curricular, planeamento e avaliação
das aprendizagens.
Em consonância com o Perfil dos Alunos, o Ministério da Educação
aprovou, no ano letivo 2017/2018, um projeto piloto em regime de
experiência pedagógica - o Projeto de Autonomia e Flexibilidade
Curricular - que foi desenvolvido por 223 agrupamentos escolares
e escolas públicas e privadas.
Um ano mais tarde, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho,
estabeleceu o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação
das aprendizagens e conferiu às escolas a possibilidade de gerir
o currículo, partindo de matrizes curriculares-base. A investigação que estamos a realizar assume-se como um estudo
de caso único de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral
compreender os processos de apropriação da autonomia e flexibilidade curricular por parte de uma escola da Região Autónoma
da Madeira. Trata-se de um estudo longitudinal que remonta ao
ano letivo 2017/2018 e incide, em 2020/2021, nas turmas do 9.º
ano de escolaridade.
Face ao problema de investigação - como é que a escola se apropria
da autonomia e flexibilidade curricular? definimos como objetivos:
i. Descrever as mudanças operadas no funcionamento da escola
no âmbito do disposto no Decreto-Lei n.º 55/2018.
ii. Caracterizar as decisões curriculares estruturantes da escola no
desenvolvimento do Perfil dos Alunos.
iii. Enquadrar as práticas de gestão do currículo nas dimensões da
autonomia decretada e da autonomia construída.
Utilizam-se como técnicas de recolha de dados, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e os inquéritos por questionário,
e como técnicas de análise e tratamento dos dados, a análise de
conteúdo e a triangulação.
O presente texto pretende expor os principais pilares teóricos e
metodológicos da investigação em curso, desvelando alguns dos
resultados provisórios alcançados.
A responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e em Portugal
Publication . Soares, Rogéria; Sousa, Jesus Maria
Este artigo visa refletir sobre a responsabilidade social da educação
superior, a sua relação com as políticas educacionais adotadas
e os impactos das mesmas na formação discente, enquanto um
dos elementos de pesquisa em curso, ao nível do doutoramento,
a qual aborda diferentes aspetos da avaliação e regulação dos
sistemas de qualidade da educação superior, buscando elemen tos convergentes e divergentes entre os contextos institucionais
e políticos do Brasil e de Portugal. Numa análise comparada
das práticas avaliativas de qualidade da educação superior do
SINAES/MEC - Brasil e da A3ES - Portugal, pretende-se chegar
aos sentidos e às identidades que as referidas práticas carregam
em si, e, no caso deste artigo, ao modo como a responsabilidade
social pode surgir escamoteada para segundo plano, num contexto
marcado pela competitividade nacional e internacional, em que o conhecimento passa a ser considerado objeto a ser transacionado,
mais do que ao serviço da comunidade.
A investigação sobre a formação de professores - Que responsabilidade social?
Publication . Fernandes, Adérita; Correia, Fernando
Fazer investigação no campo da Educação é partir à procura de
respostas que expliquem determinados fenómenos e circunstâncias,
a partir das quais possamos construir possíveis trilhos a seguir.
Como afirma Sousa, “investigar é procurar descobrir” (2005, p.
11). Partindo deste pressuposto, é possível enfatizar a pertinência
social da investigação em Educação (Benavente, 2015). Segun do a mesma autora, “a investigação não pode nem deve ter um
carácter meramente instrumental” (p. 10), correndo o risco de as
investigações no campo da educação, não contribuírem para mudar
a realidade. Neste sentido, a investigação em torno dos contextos
de formação inicial de professores emerge da clara importância
de preparar futuros profissionais de educação para exercer um
julgamento confiável sob uma base sólida de conhecimento na
sociedade contemporânea.
A formação de professores assume, assim, um compromisso social,
na medida em que a docência é entendida como uma profissão
que serve propósitos democráticos. De acordo com Bransford,
Darling-Hamond e LePage (2019), a docência tem em comum com um conjunto de outras profissões o serviço à sociedade,
implicando um compromisso ético e moral. Deste modo, as vozes
dos investigadores em educação partilham igualmente uma grande
responsabilidade social na produção de conhecimento. Isto deve-se
ao facto de não só a educação ser cada vez mais importante para
o sucesso dos indivíduos e das nações, mas também pelo facto
dos indicadores considerarem que, de entre os recursos educa cionais, as habilidades dos professores e o seu desenvolvimento
profissional são fatores com um elevado nível de influência no
desempenho escolar dos alunos.
Atualmente, para que os novos profissionais possam aceder à car reira docente a habilitação mínima exigida é o mestrado. Uma das
opções formativas das instituições de Ensino Superior é o Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,
contribuindo para a formação de dois profissionais diferentes:
Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo.
Assim, o projeto de doutoramento que agora se apresenta visa
compreender como uma única formação dá origem a duas iden tidades profissionais diferentes. Em suma, pretende-se através
da investigação em curso realizar uma análise mais focalizada
e compreensiva deste curso de mestrado e dos processos de
construção de identidade profissional, que permitam “deslindar,
examinar e compreender de forma holística e no contexto em que
ocorrem determinados fenómenos, acontecimentos e/ou situações
mais complexas” (Morgado, 2019, p. 8).
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Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDB/00194/2020