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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Emotions have a great adaptive value for individuals, allowing them to challenges the opportunities offered
by the environment (Plutnchik , 1990) . So this study is important the utmost importance in education contexts.
By emotional expressiveness is meant changes in behavior (eg , facial and postural accompanying emotions
such as crying, laughing , blushing ) ( Gross & John , 1998) . Despite this multidimensional view of emotional
expressiveness not be the only (there is a great proliferation) this view and adds that greater agreement among
authors. In turn, emotional regulation refers to all of the strategies used to reduce, maintain or increase an emo tion (Gross, 2001) . The strategies of emotional regulation are implicated in personality, emotions on cognition
in social development (including resilience ).
The objective of this research is to understand what patterns of regulation and emotional expression can meet
college students and which variables influence them.
The sample comprises 182 subjects, 83.5 % female and 16.5 % male, aged 17 to 51 years (M=23.5 years ;
SD 6.6 ), the to Higher Education in the 1st (17.3% ), 2 (37.9 %), 3 (46.2 %) and 4th year (2.2%), students of
Psychology (30.8 %), Educational Sciences (19.8 %) and Nursing (49.5 %) . The instruments used are: a
Emotional Expressiveness Questionnaire of Berkeley (Gross & John , 1997) that assesses three dimensions:
negative expressivity, positive expressivity and impulse, and the Emotional Regulation Questionnaire (Gross &
John, 2003) This study show that the dimensions of emotional expressiveness and regulation depend on gender,
year, course and age.
As emoções têm um grande valor adaptativo para os indivíduos, permitindo enfrentar os desafios e aprovei tar as oportunidades oferecidas pelo meio (Plutnchik, 1990). Pelo que o seu estudo se releva da maior importân cia na área da educação. Por expressividade emocional deve entender-se as mudanças de comportamento (por exemplo, facial e pos tural que acompanham as emoções, como sejam chorar, rir, corar) (Gross & John, 1998). Apesar desta visão mul tidimensional da expressividade emocional não ser a única (há uma grande proliferação) esta visão e a que agre ga maior concordância entre os autores. Por sua vez, a regulação emocional refere-se a todas as estratégias usada para reduzir, manter ou aumentar uma emoção (Gross, 2001). As estratégias de regulação emocional estão impli cadas na personalidade, nas emoções na cognição no desenvolvimento social (incluindo a resiliência). O objetivo desta investigação é o de compreender que padrões de regulação e expressão emocional pode mos encontrar nos estudantes do Ensino Superior e quais as variáveis que os influenciam. A amostra deste estudo consta de 182 sujeitos, 83,5% do sexo feminino e 16,5% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 17 e os 51 anos (Média 23,5 anos e Desvio Padrão 6,6), a frequentar o Ensino Superior no 1º (17,3%), 2º (37,9%), 3º (46,2%) e 4º ano (2,2%), dos cursos de Psicologia (30,8%), Ciências da Educação (19,8%) e Enfermagem (49,5%). Os instrumentos utilizados foram o questionário de expressividade emocional de Berkeley (Gross & John, 1997) que avalia três dimensões: expressividade negativa, expressivida de positiva e a força do impulso; e o questionário de regulação emocional (Gross & John, 2003). Os estudos mostram que as dimensões da expressividade e da regulação emocional dependem do género, ano de curso, curso e idade.
As emoções têm um grande valor adaptativo para os indivíduos, permitindo enfrentar os desafios e aprovei tar as oportunidades oferecidas pelo meio (Plutnchik, 1990). Pelo que o seu estudo se releva da maior importân cia na área da educação. Por expressividade emocional deve entender-se as mudanças de comportamento (por exemplo, facial e pos tural que acompanham as emoções, como sejam chorar, rir, corar) (Gross & John, 1998). Apesar desta visão mul tidimensional da expressividade emocional não ser a única (há uma grande proliferação) esta visão e a que agre ga maior concordância entre os autores. Por sua vez, a regulação emocional refere-se a todas as estratégias usada para reduzir, manter ou aumentar uma emoção (Gross, 2001). As estratégias de regulação emocional estão impli cadas na personalidade, nas emoções na cognição no desenvolvimento social (incluindo a resiliência). O objetivo desta investigação é o de compreender que padrões de regulação e expressão emocional pode mos encontrar nos estudantes do Ensino Superior e quais as variáveis que os influenciam. A amostra deste estudo consta de 182 sujeitos, 83,5% do sexo feminino e 16,5% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 17 e os 51 anos (Média 23,5 anos e Desvio Padrão 6,6), a frequentar o Ensino Superior no 1º (17,3%), 2º (37,9%), 3º (46,2%) e 4º ano (2,2%), dos cursos de Psicologia (30,8%), Ciências da Educação (19,8%) e Enfermagem (49,5%). Os instrumentos utilizados foram o questionário de expressividade emocional de Berkeley (Gross & John, 1997) que avalia três dimensões: expressividade negativa, expressivida de positiva e a força do impulso; e o questionário de regulação emocional (Gross & John, 2003). Os estudos mostram que as dimensões da expressividade e da regulação emocional dependem do género, ano de curso, curso e idade.
Description
Keywords
Emotional expressivity Emotional regulation College students Higher Education Expressividade emocional Regulação emocional Estudantes ensino superior Ensino Superior . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Franco, M. G. (2014). Expressividade e regulação emocional em estudantes do ensino superior. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 5(1), 477-486. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.709
Publisher
Asociación INFAD