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- Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervençãoPublication . Franco, Maria da Glória; Rodrigues, Ana Sofia; Rodrigues, Nuno; Telo, SimoneDe entre todas as transições pelas quais o ser humano passa ao longo da sua vida, a transição para a vida adulta (TVA) é uma das mais desafiantes, pois implica a entrada no mercado laboral, tarefa difícil para indivíduos com e sem incapacidade intelectual. Relativamente à procura do primeiro emprego, explorou-se as características mais valorizadas no mercado de trabalho e, entre outras, destacam-se as habilidades sociais e socioprofissionais. Torna-se, por isso, fundamental apostar em programas de desenvolvimento destas habilidades, de forma a preparar melhor as pessoas com incapacidade intelectual para os desafios da TVA. Assim sendo, contruiu-se e aplicou-se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais”, avaliando-se se o mesmo promove o desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com incapacidade intelectual, bem como se essas habilidades desenvolvidas se mantêm ao longo do tempo. Com uma amostra de 10 indivíduos institucionalizados, divididos em dois grupos homogéneos, as avaliações realizadas basearam-se na metodologia multiple probe design, aplicando-se uma forma adaptada do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados apontam para uma evolução após a intervenção no grupo dois. Contudo, registou-se alguma dificuldade em manter as aquisições ao longo do tempo. Em suma, é importante continuar a refletir sobre as temáticas abordadas, contribuindo para a consolidação e evolução dos conhecimentos científicos, assim como para uma profícua adaptação da intervenção às idiossincrasias dos indivíduos com necessidades especiais.
- Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da MadeiraPublication . Andrade, Cláudia Alexandra; Santos, Natalie Nóbrega; Franco, GlóriaO construto de inteligência emocional tem sido estudado em várias áreas do desenvolvimento humano, nomeadamente na área da saúde organizacional. No entanto, está ainda muito pouco estudada a sua relação com o engagement, e menos ainda com a saúde dos Professores. O engagement é considerado saudável para o desempenho dos professores e o seu bem-estar, beneficiando não somente o indivíduo, mas também, as organizações para onde trabalha. Este estudo teve precisamente como objetivo compreender a relação entre a inteligência emocional e o engagement. A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (5.º e 6.º ano) (26.4%), 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano) (57.2%) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano) (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Utilizámos como instrumentos, o Trait Meta-Mood Scale, o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Utrech Work Engagement Scale. Nos nossos resultados encontramos que quanto maior a atenção às emoções, clareza de sentimentos e reparação do estado emocional, maior é o vigor, dedicação e a absorção. A idade e o tempo de serviço não se mostraram relevantes para a explicação da relação entre os construtos. Concluiu-se que os professores que conseguem regular as suas emoções envolvem-se mais no trabalho e utilizam todas as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais, enquanto desempenham as suas funções, ultrapassando os obstáculos que se lhes interpõem.
- O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesaPublication . Glória, Franco; Roazzi, Antonio; Santos, Natalie NóbregaO objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.
- Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentumPublication . Santos, Mário; Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Glória; Silva, ElisabeteO presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor training KidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.
- Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 1st International Scientific Meeting in Psychology, 14th and 15th October, 2019, Madeira, PortugalPublication . Galindo, Edgar; Reschke, Konrad; Franco, Glória; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Beja, Maria João; Rodrigues, Nuno; Witruk, Evelin
- Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da MadeiraPublication . Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, GlóriaEste estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1º e 2º ciclo de diferentes áreas de formação académica. Nos resultados não se verificou a progressão desenvolvimental esperada em termos de um pensamento absolutista para um pensamento mais relativista, mas sim um aumento do absolutismo conforme se avança na formação académica. Em ambos os estudos, os resultados mostraram que o desenvolvimento epistemológico dos estudantes varia em função de variáveis sociais e académicas.
- Inteligência emocional, resolução de problemas sociais e rendimento académicoPublication . Franco, Glória; Nóbrega, MarisaEste estudo pretende relacionar a inteligência emocional, a resolução de problemas sociais, com o rendimento académico, retenção e tipo de ensino. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, com idades entre os 11 e os 18 anos, a frequentar o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. Os resultados mostram que existem correlações positivas significativas com o rendimento académico, com a retenção escolar e com o tipo de ensino
- What teachers want to mean with student`s “affective behaviour”Publication . Franco, Maria GlóriaO comportamento afectivo da sala de aula é a variável menos estudada na interacção da sala de aula. Assim, o nosso estudo partiu da pergunta ”A que é que os professores se referem quando falam do comportamento “afectivo” ou “não cognitivo” dos seus alunos”. Sabe-se que a percepção dos pro fessores acerca dos seus alunos afecta o desempenho destes (Brophy, 1979; Brophy & Good, 1986). A nossa amostra foi de 25 professores do 1º Ciclo do ensino básico, Funchal/ Portugal, com ida des compreendidas entre os 24 e 53 anos (média 28 anos), com 1 a 27 anos de serviço (média 13 anos). Cada professor descreveu 5 experiências que tivessem realmente ocorrido e que achassem que se relacionavam com uma vivência afectiva com os seus alunos. Analisaram-se 60 casos para identificar os principais aspectos que os professores valorizam e associam às vivências afectivas no espaço sala de aula. Por último reflectiu-se sobre com estes aspec tos aprecem associados através da analise factorial de correspondências múltiplas.
- The relationships between social intelligence, social competence and abstract intelligence–a study of validity with Portuguese gifted and non gifted childrenPublication . Candeias, A. A.; Leal, F.; Barahona, H.; Charrua, M.; Matos, A. O.; Franco, G.; Dias, C.; Oliveira, M.The present work is focused on the description from relationships between social intelligence and social competences in gifted and non-gifted children and their relationship with abstract intelligence. Based on a study with Portuguese children, 369 are non-gifted children from regular class and 32 were gifted children, we applied: Cognitive Test of Social Intelligence for Children (PRPI-6/11; Candeias et al., 2008), Social Competence Test for Children (PACS-6/11, Candeias et al., 2008) and Coloured Progressive Matrices (CPM, Raven, 1965); we examined the relathionships between Social Intelligence dimensions (Interpersonal Problem Solving, Familiarity, Motivation and Self-confidence), Social Competence and Abstract Intelligence. These findings allow a more specific and significant way to assess and to identify social intelligen ce and its relationships with social competences and abstract intelligence, and are one way to promote a new look at human abilities and social competence, specially for assessment and intervention with gif ted children in educational contexts.
- Squiggle e o imaginário infantíl: contribuições ao estudo da relação entre o desenvolvimento emocional da criança e a sua expressão pela técnica do SquigglePublication . Franco, Maria da Glória Salazar d’ Eça Costa