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- Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da MadeiraPublication . Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, GlóriaEste estudo visa contribuir para a discussão do desenvolvimento epistemológico na adultez emergente. Consiste na descrição do desenvolvimento epistemológico dos estudantes do ensino superior e na identificação de variáveis associadas. Neste sentido, são apresentados dois estudos realizados na Universidade da Madeira, em 2010 e 2016, com 295 estudantes no estudo 1 e 232 estudantes no estudo 2, do 1º e 2º ciclo de diferentes áreas de formação académica. Nos resultados não se verificou a progressão desenvolvimental esperada em termos de um pensamento absolutista para um pensamento mais relativista, mas sim um aumento do absolutismo conforme se avança na formação académica. Em ambos os estudos, os resultados mostraram que o desenvolvimento epistemológico dos estudantes varia em função de variáveis sociais e académicas.
- Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Leite, Carla; Morais, Maria de Fátima; Martins, Fernanda; Miranda, LúciaProcura-se analisar as competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, considerando-se o ano de escolaridade e género. A avaliação das competências criativas realizou-se através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adaptada a Portugal por Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
- Validação da escala de estratégias autoprejudiciais: um estudo com alunos do ensino superior portuguêsPublication . Vargas, Jennire G.; Miranda, Lúcia C.; Boruchovitch, Evely; Almeida, Leandro S.Este artigo analisa as características psicométricas da Escala de Estratégias Autoprejudiciais (EEA; Boruchovitch & Ganda, 2013). Responderam à versão adaptada para Portugal da escala brasileira com 19 itens, 700 alunos do ensino superior de uma universidade pública portuguesa, a maioria do sexo feminino (55,6%), com uma média de idades de 21 anos. A análise fatorial exploratória foi conduzida pelo método das componentes principais com rotação varimax e a melhor estrutura encontrada é formada por dois fatores, que explicam no seu conjunto 44% da variância total dos itens. Os coeficientes de consistência interna, de um modo geral, são satisfatórios, variando de 0,76 a 0,84, não sugerindo a eliminação de qualquer item. Espera-se que este instrumento possa ser útil à investigação e intervenção psicoeducativa com estudantes do Ensino Superior.
- O programa supercriativos no desenvolvimento de competências criativasPublication . Antunes, Ana P.; Oliveira, Raquel
- Hiperatividade com défice de atenção e rendimento neuropsicológico: do diagnóstico à intervenção em contexto escolarPublication . Pocinho, Margarida; Fernandes, Nicola; Farnicka, MarzannaEste estudo aborda a Perturbação do Défice de Atenção e Hiperatividade (PDAH) e sua relação com o rendimento neuropsicológico, do diagnóstico à intervenção em contexto escolar. Nos últimos anos o diagnóstico tem sido tardio, realizado apenas quando a criança entra na escola, despertando-nos a necessidade de diagnóstico e intervenção precoce. Este estudo apresenta a descrição e compreensão das (re)definições, etiologia, fatores ambientais, sintomas, subtipos, comorbilidade e critérios de diagnóstico desta perturbação. Analisa a relação do rendimento com a avaliação neuropsicológica escolar com a PDAH, bem como a perspetiva da psicopatologia ao tratamento, com o objetivo de melhorar os conhecimentos e apoio educacional às crianças e aos profissionais da educação.
- Inovação pedagógica numa escola pública: as práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelas atividades da oficina Rádio EscolaPublication . Lopes, Aluísio Wagner de Araújo; Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes; Rodrigues, Francisco JoséO presente estudo propõe-se a investigar, à luz das teorias educacionais contemporâneas, particularmente as que enfocam a inovação pedagógica, numa escola pública, as práticas pedagógicas mediadas pelas atividades da oficina Rádio Escola, do Programa Mais Educação, visando verificar se uma situação de construção de conhecimento é entendida como uma cultura emergente que se contrapõe a práticas pedagógicas tradicionais e que pode revelar-se como inovação pedagógica. O estudo divide-se em duas partes. A primeira parte refere-se ao enquadramento teórico que sustenta o estudo, contextualizando a escola e a sociedade diante de transformações socioculturais e econômicas, e discutindo a relação entre a cultura da escola e na escola e as implicações nos processos de aprendizagem numa perspectiva pedagógica inovadora. A segunda parte contempla o estudo propriamente dito através de uma abordagem etnográfica, onde se descreve, analisa e interpreta-se os elementos compreendidos numa ordem particular de organização sociocultural em um dado contexto escolar. Participaram da pesquisa, alunos, professores e grupo gestor de uma escola pública. Como resultados, identificamos que um grupo de alunos participantes da oficina Rádio Escola que convivem no território escolar, construíram em um espaço formativo oficial, uma configuração de uma comunidade de prática mediante interações e mediações compreendidas em relações dialógicas inerentes a uma cultura situada, revelando práticas comunicacionais sociodiscursivas inovadoras que impulsionaram o desenvolvimento de contextos de aprendizagens significativas. Desse modo, pode-se inferir que as atividades realizadas no interior da oficina Rádio Escola são reveladoras de novas configurações pedagógicas ancoradas em práticas socioculturais constituídas através de negociações de significados e sentidos sustentadas e legitimadas de forma autônoma e espontânea, rompendo com uma lógica tradicional de desvinculação entre o mundo da escola e o mundo dos jovens, ensejando protagonismo juvenil no que concerne a construção de aprendizagem e de conhecimentos emergindo assim um processo de inovação pedagógica.
- A powerful strategy based on targeted analysis for detection of asthma biomarkers: the challenge for miniaturizationPublication . Berenguer, Pedro Henrique Fernandes da Silva; Câmara, José de Sousa; Camacho, Irene Gomes CâmaraAsthma is a disease characterized by chronic airway inflammation and by its long term irreversible remodeling. The enzymatic peroxidation of the arachidonic acid leads to the formation of bioactive eicosanoids, key mediators of bronchial inflammation and response modulation in the airways contributing to the pathophysiology of this disease. The present work aimed to develop an improved ultra-high pressure liquid chromatography (UHPLC)-based strategy to characterize biomarkers of lipid peroxidation: leukotrienes E4 (LTE4) and B4 (LTB4) and 11β-prostaglandin F2α (11βPGF2α), present in urine of asthmatic patients and healthy individuals (control group). A semi-automatic eVol®-microextraction by packed sorbent (MEPS) format was used to isolate the target analytes. Several experimental parameters with influence on this procedure and on the chromatographic resolution, were evaluated and optimized. The method was fully validated with compatible values under optimal extraction (R-AX sorbent, 3 conditioning-equilibration cycles with 250 µL of ACN-H2O at 0.1% FA, 10 extract-discard cycles of 250 µL of sample at a pH of 5.1, elution with 2 times 50 µL of MeOH and concentration of the eluate until half of its volume) and chromatographic conditions (14-min analysis at a flow rate of 300 µL min-1 in an UHPLC-PDA equipped with a BEH C18 column). The developed method was successfully applied to the urine of asthmatic patients and healthy individuals. On average, the urine of asthmatic patients present significantly higher concentrations of 11βPGF2α (112.96 ng mL-1 vs 62.56 ng mL-1 in control group), LTE4 (1.27 ng mL-1 vs 0.89 ng mL-1 in control group) and LTB4 (1.39 ng mL-1 vs 0.76 ng mL-1 in control group). These results suggest the potential of the target eicosanoids on asthma diagnosis and on the follow-up of the therapeutic response, even though a larger and more extensive study will be necessary, using a bigger number of cases, to confirm the data obtained and to guarantee a greater robustness to the approach.
- Introdução à teoria espectral de grafosPublication . Jesus, José Vitor Oliveira de; Gouveia, Maria Teresa Alves Homem de; Gordon, Maribel Gomes GonçalvesO objetivo principal desta dissertação é fazer uma introdução à teoria espectral de grafos. Abordaremos algumas propriedades dos grafos, nomeadamente o polinómio característico, os valores e vetores próprios de matrizes associadas aos grafos. Nesta dissertação iremos dar mais relevância à matriz de adjacência e à matriz laplaciana, fazendo uma análise de alguns tipos especí…cos de grafos e dos respetivos espectros. Iremos estudar o conceito de energia de um grafo e de medidas de centralidade associadas aos grafos e aos seus conceitos inerentes. Serão apresentadas duas aplicações no decorrer da dissertação, uma referente à Química e ao carbono quaternário, com o objetivo de descobrir se o carbono quaternário existe ou não na molécula em estudo e, outra referente às medidas de centralidade em que será feito a análise do jogo de futebol “Portugal vs França” a contar para a …nal do Europeu de 2016, com o intuito de descobrir as performances dos jogadores.
- Sonification of gaming experiencesPublication . Gomes, Eduardo Câmara; Cameirão, Mónica da Silva; Badia, Sergi Bermúdez iO uso de som em jogos tem-se vindo a tornar uma área de relevância para designers de jogos e jogadores. Com este novo interesse e novas tecnologias disponíveis, é pertinente criar ferramentas que facilitem e permitam estender as capacidades atuais de adicionar som a jogos. A criação de experiências através de áudio consiste na escolha do mesmo, de maneira contextualizada e considerando o seu significado a nível emocional. Este trabalho tem como objetivo a criação de uma ferramenta que permita adicionar áudio a jogos considerando estes aspetos. Contudo, esta abordagem requer poder avaliar áudio a nível emocional e o impacto deste, recorrendo a técnicas de aprendizagem automática (machine learning). A representação da carga emocional pode ser realizada utilizando o amplamente aceite modelo Circumplexo, que representa emoções através das dimensões Valence (quão positiva é a emoção) e Arousal (quão ativa é a emoção). Este trabalho fornece então quatro contribuições. A primeira consiste em modelos computacionais que apresentam um aumento significativo de performance na análise da dimensão de Valence, à custa de um ligeiro decréscimo na dimensão de Arousal. A segunda contribuição consiste numa interface que permite ao game designer e jogador efetuar escolhas de áudio baseadas em emoções alvo e informação contextual. A terceira reside na escolha da interação entre o jogo e seus componentes com o áudio escolhido e como este será influenciado. Finalmente, a quarta contribuição consiste na alteração de características psicométricas do áudio em tempo real para este se adaptar aos objetivos delineados pelo utilizador.
- Inovação pedagógica na aprendizagem da língua brasileira de sinais: os alunos na criação de vídeos educativosPublication . Lima, Jacqueline Deodato; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Caetano, Luís Miguel DiasO presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sales Campos, localizada em Fortaleza, Ceará, Brasil, a partir da análise realizada com a turma do 7º ano, do Ensino Fundamental, engajada no Projeto “Semeando Ideias: LIBRAS”. Tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer desse projeto, verificando se o processo de ensino-aprendizagem pretendido com a produção e construção de vídeos educativos em LIBRAS pelos aprendentes revelam mudanças significativas na aprendizagem, evidenciando inovação pedagógica. A pesquisa baseia-se em um estudo que se divide em três partes: a fundamentação teórica, apresentada na primeira parte, se apoia na epistemologia da inovação pedagógica com os autores Papert (1994) e Fino (2007); na educação de Surdos e LIBRAS com os autores Quadros e Karnopp (2004) e Bersch (2013); e os vídeos educativos com os autores Ferrés (1996), Wohlgemuth (2005) e Morán (1996). Na segunda parte do nosso estudo apresentamos a metodologia fundamentada nos autores Lapassade (2005), Sabirón (2011), Macedo (2010), Lakatos e Marconi (2003). Nesta parte, explanamos o método que embasa a linha de pesquisa em inovação pedagógica apresentando o paradigma qualitativo que se apropria de uma metodologia de natureza etnográfica cujos dispositivos como observação participante completa, entrevistas, análise de documentos e do diário de campo foram desenvolvidos. A terceira parte é composta da recolha de dados feita através dos dispositivos apresentados e de onde obtivemos as informações necessárias para a análise dos mesmos a partir de suas triangulações. Com o referido estudo desenvolvido, verificamos que já desponta um novo paradigma educacional baseado em inovação pedagógica na qual os aprendentes são protagonistas de sua própria aprendizagem. Observou-se que, aprendendo a língua de sinais, eles construíram e produziram vídeos educativos e motivadores em LIBRAS que serão utilizados de forma bastante significativa na aprendizagem de outros aprendentes.