Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Procura-se analisar as competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, considerando-se o ano de escolaridade e género. A avaliação das competências criativas realizou-se através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adaptada a Portugal por Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
The purpose is to analyze the creative competences and representations of creative climate in the classroom in 164 students of the 2nd and 4th year of the 1st cycle of Basic Education, distributed by year of schooling and gender. The evaluation of creative competencies was done using the methodology of evaluation of creative products and to evaluate the representations the scale was used "Climate for Creativity in Classroom" (Fleith & Alencar, 2005, adapted to Portugal by Dias, 2014. The results indicate that students of the 4th year show better performance in most of the creative competences and perceive more autonomy in the classroom. As for gender, there were no differences in the creative achievement, with girls perceiving more positively some dimensions of the climate in the classroom.

Description

Keywords

Criatividade Clima criativo Crianças Género Escola Creativity Creative climate Children Genre School . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Leite, C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Número Temático: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, RELAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, Volume XXII, nº 1

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior Politécnico Gaya

CC License