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Authors
Abstract(s)
InvestigaçÔes recentes revelam que o stress é considerado um dos indicadores de mau-estar docente (Jesus, 2005). Para lidar com estas novas realidades, os professores
necessitam de controlar/lidar com o stress e as suas emoçÔes nas circunstùncias mais
adversas. Desta forma, o principal objectivo deste estudo foi perceber de que forma a
percepção emocional e a inteligĂȘncia emocional sĂŁo importantes para gerir problemas de stress ocupacional.
Para tal, utilizaram-se quatro instrumentos diferentes: O teste de regulação emocional de Berkeley (Gross & John, 2003), o teste de expressividade Emocional de Berkeley (Gross & John, 2003), a escala de meta-conhecimento dos estados emocionais a Trait Meta-Mood Scaleâ (TMMS 24) (Salovey & Mayer 1990) e a escala de avaliação do grau de vulnerabilidade ao stress a 23QVS (Serra, 2000).
Estes testes foram aplicados numa sessĂŁo Ășnica a 292 professores dos 2.Âș e 3.Âș
Ciclos do Ensino BĂĄsico, do distrito do Funchal, sendo 64,7% do sexo feminino e 35,3%
do sexo masculino de diferentes grupos disciplinares. Analisou-se a influĂȘncia de algumas variĂĄveis como o gĂ©nero, a idade, estado civil, nĂșmero de filhos, habilitaçÔes, anos de serviço, nĂvel de ensino que lecciona e o grupo disciplinar na explicação da percepção emocional, da inteligĂȘncia emocional e da vulnerabilidade ao stress. Realizaram-se igualmente os estudos correlacionais das diferentes medidas utilizadas. Os resultados mostraram que os professores que apresentam maiores capacidades para clarificar e regular as suas prĂłprias emoçÔes sĂŁo aqueles que apresentam menor vulnerabilidade ao stress.
Para finalizar destacaremos as implicaçÔes que este estudo traz para a intervenção
em contextos educativos.
Description
Keywords
Percepção emocional InteligĂȘncia emocional Expressividade emocional Vulnerabilidade ao stress Funchal, Madeira (Portugal) . Centro de Artes e Humanidades