Repository logo
 
Publication

InteligĂȘncia emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar

dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa
dc.contributor.authorSousa, Ricardo LuĂ­s Valente
dc.date.accessioned2013-07-18T13:13:25Z
dc.date.available2013-07-18T13:13:25Z
dc.date.issued2013-07-18
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractInvestigaçÔes recentes revelam que o stress Ă© considerado um dos indicadores de mau-estar docente (Jesus, 2005). Para lidar com estas novas realidades, os professores necessitam de controlar/lidar com o stress e as suas emoçÔes nas circunstĂąncias mais adversas. Desta forma, o principal objectivo deste estudo foi perceber de que forma a percepção emocional e a inteligĂȘncia emocional sĂŁo importantes para gerir problemas de stress ocupacional. Para tal, utilizaram-se quatro instrumentos diferentes: O teste de regulação emocional de Berkeley (Gross & John, 2003), o teste de expressividade Emocional de Berkeley (Gross & John, 2003), a escala de meta-conhecimento dos estados emocionais a Trait Meta-Mood Scale” (TMMS 24) (Salovey & Mayer 1990) e a escala de avaliação do grau de vulnerabilidade ao stress a 23QVS (Serra, 2000). Estes testes foram aplicados numa sessĂŁo Ășnica a 292 professores dos 2.Âș e 3.Âș Ciclos do Ensino BĂĄsico, do distrito do Funchal, sendo 64,7% do sexo feminino e 35,3% do sexo masculino de diferentes grupos disciplinares. Analisou-se a influĂȘncia de algumas variĂĄveis como o gĂ©nero, a idade, estado civil, nĂșmero de filhos, habilitaçÔes, anos de serviço, nĂ­vel de ensino que lecciona e o grupo disciplinar na explicação da percepção emocional, da inteligĂȘncia emocional e da vulnerabilidade ao stress. Realizaram-se igualmente os estudos correlacionais das diferentes medidas utilizadas. Os resultados mostraram que os professores que apresentam maiores capacidades para clarificar e regular as suas prĂłprias emoçÔes sĂŁo aqueles que apresentam menor vulnerabilidade ao stress. Para finalizar destacaremos as implicaçÔes que este estudo traz para a intervenção em contextos educativos.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/443
dc.language.isoporpor
dc.subjectPercepção emocionalpor
dc.subjectInteligĂȘncia emocionalpor
dc.subjectExpressividade emocionalpor
dc.subjectVulnerabilidade ao stresspor
dc.subjectFunchal, Madeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleInteligĂȘncia emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRicardoSousa.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: