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InteligĂȘncia emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar
dc.contributor.advisor | Franco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa | |
dc.contributor.author | Sousa, Ricardo LuĂs Valente | |
dc.date.accessioned | 2013-07-18T13:13:25Z | |
dc.date.available | 2013-07-18T13:13:25Z | |
dc.date.issued | 2013-07-18 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | InvestigaçÔes recentes revelam que o stress Ă© considerado um dos indicadores de mau-estar docente (Jesus, 2005). Para lidar com estas novas realidades, os professores necessitam de controlar/lidar com o stress e as suas emoçÔes nas circunstĂąncias mais adversas. Desta forma, o principal objectivo deste estudo foi perceber de que forma a percepção emocional e a inteligĂȘncia emocional sĂŁo importantes para gerir problemas de stress ocupacional. Para tal, utilizaram-se quatro instrumentos diferentes: O teste de regulação emocional de Berkeley (Gross & John, 2003), o teste de expressividade Emocional de Berkeley (Gross & John, 2003), a escala de meta-conhecimento dos estados emocionais a Trait Meta-Mood Scaleâ (TMMS 24) (Salovey & Mayer 1990) e a escala de avaliação do grau de vulnerabilidade ao stress a 23QVS (Serra, 2000). Estes testes foram aplicados numa sessĂŁo Ășnica a 292 professores dos 2.Âș e 3.Âș Ciclos do Ensino BĂĄsico, do distrito do Funchal, sendo 64,7% do sexo feminino e 35,3% do sexo masculino de diferentes grupos disciplinares. Analisou-se a influĂȘncia de algumas variĂĄveis como o gĂ©nero, a idade, estado civil, nĂșmero de filhos, habilitaçÔes, anos de serviço, nĂvel de ensino que lecciona e o grupo disciplinar na explicação da percepção emocional, da inteligĂȘncia emocional e da vulnerabilidade ao stress. Realizaram-se igualmente os estudos correlacionais das diferentes medidas utilizadas. Os resultados mostraram que os professores que apresentam maiores capacidades para clarificar e regular as suas prĂłprias emoçÔes sĂŁo aqueles que apresentam menor vulnerabilidade ao stress. Para finalizar destacaremos as implicaçÔes que este estudo traz para a intervenção em contextos educativos. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/443 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Percepção emocional | por |
dc.subject | InteligĂȘncia emocional | por |
dc.subject | Expressividade emocional | por |
dc.subject | Vulnerabilidade ao stress | por |
dc.subject | Funchal, Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | InteligĂȘncia emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |