Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de mestrado

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorGiestas, Margarida José Canha
dc.date.accessioned2024-01-09T13:45:04Z
dc.date.available2024-01-09T13:45:04Z
dc.date.issued2023-08-11
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio transpõe um conjunto de conhecimentos adquiridos e vivenciados no decorrer da licenciatura em Educação Básica e nos dois anos do mestrado e que visa a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se dividido em duas partes (Enquadramento Teórico e Metodológico e Intervenção Pedagógica: Prática Pedagógica I, II e III), sendo que a primeira parte aborda a teoria e a metodologia que fundamenta as atividades implementadas e a segunda parte contempla de forma mais aprofundada as escolas onde tive a oportunidade de estagiar (O Carrocel, Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira). Recorri à Metodologia de Investigação-Ação, como processo fundamental de ensino, uma vez que visa dar resposta a diversas problemáticas que o educador/docente encontra no grupo/turma e que pretende melhorar com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. Desta forma, surgiram três questões encontradas nas práticas pedagógicas (De que forma é que as crianças da Sala Vermelha podem desenvolver a motricidade? Como é que os materiais manipuláveis auxiliam a compreensão de conceitos na sala do 1.ºB? De que forma o trabalho a pares fortalece a interajuda, a cooperação e as aprendizagens dos alunos da turma do 4.ºB?). Elaborada uma investigação, implementaram-se diversas atividades e estratégias com o objetivo de apaziguar as diversas problemáticas assinaladas. Concluo afirmando que o atual documento patenteia um conjunto de experiências e saberes que implementei ao longo do percurso de formação para a docência como futura educadora de infância ou professora de 1.º Ciclo, nos diferentes contextos de Prática Pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report transposes a set of knowledge acquired and experienced during the course of the degree in Basic Education and in the two years of the master's, which aims to obtain a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The Report is divided into two parts (Theoretical and Methodological Framework and Pedagogical Intervention: Pedagogical Practice I, II and III), the first part addressing the theory and methodology underlying the implemented activities and the second part deeper into the schools where I had the opportunity to do an internship (O Carrocel, Primary School of the 1st Cycle with Pre-School and Creche da Nazaré and Basic School of the 1st Cycle with Pre School of Ladeira). I resorted to the Research-Action Methodology, as a fundamental teaching process, since it aims to respond to various problems that the educator/teacher encounters in the group/class and that he intends to improve in order to provide more meaningful learning. In this way, three questions emerged in the pedagogical practices (How can the children of the Red Room develop motor skills? How do the manipulable materials help the understanding of concepts in the 1st B room? How does the work pairs strengthen the mutual help, cooperation and learning of students in the 4th grade?). After an investigation was carried out, various activities and strategies were implemented with the aim of appeasing the various problems identified. I conclude by stating that the current document demonstrates a set of experiences and knowledge that I implemented along the training path for teaching as a future kindergarten teacher or 1st Cycle teacher, in the different contexts of Pedagogical Practice.pt_PT
dc.identifier.tid203453581pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5466
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEstratégias de intervençãopt_PT
dc.subjectReflexão críticapt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectIntervention strategiespt_PT
dc.subjectCritical reflectionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio de mestradopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese final.pdf
Size:
23.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: