Publication
Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?
dc.contributor.author | Fernandes, Lúcio | |
dc.contributor.author | Brito, Ricardo | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Deodato | |
dc.contributor.author | Alves, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T15:36:37Z | |
dc.date.available | 2018-01-04T15:36:37Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-00-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1745 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Processo-Produto | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física I | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2515-7587 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Paradigmas da avaliação no Ensino SecundárioRicardoAlves.pdf
- Size:
- 306.43 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: