Repository logo
 
Publication

Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?

dc.contributor.authorFernandes, Lúcio
dc.contributor.authorBrito, Ricardo
dc.contributor.authorRodrigues, Deodato
dc.contributor.authorAlves, Ricardo
dc.date.accessioned2018-01-04T15:36:37Z
dc.date.available2018-01-04T15:36:37Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8805-00-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1745
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectProcesso-Produtopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleParadigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpt_PT
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleProblemáticas da educação física Ipt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameRicardo
person.identifier.orcid0000-0002-2515-7587
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery380a57e9-84d4-4e76-b0cf-5bfb652f14a2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Paradigmas da avaliação no Ensino SecundárioRicardoAlves.pdf
Size:
306.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: