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Um olhar sobre o Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda e suas intervenções em comunidades do semiárido baiano em busca da inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.authorSouza, Deborah Frinelia Correia de Lima
dc.date.accessioned2020-06-15T10:57:21Z
dc.date.available2020-06-15T10:57:21Z
dc.date.issued2020-02-18
dc.description.abstractEsta pesquisa prospectou ruptura nos processos de ensino e de aprendizagem para além das práticas da escola industrial, a partir da observação de um espaço informal de educação. Pautada em metodologia do tipo etnográfico, acompanhou a itinerância do Projeto SerTão Mulher, desenvolvido em comunidades do Sertão da Bahia pelo Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda, buscando conhecer e compreender seus processos pedagógicos, e verificar se fomentavam aprendizagens autênticas e/ou alguma inovação pedagógica. Apesar de não estar aportado em gadgets, o projeto promoveu interação e integração entre os envolvidos e a construção de forte comunidade de aprendizagem, possibilitada pelos relacionamentos construídos e /ou consolidados a partir dos encontros. Na caminhada, emergiram questões relativas a direitos humanos, políticas de promoção de igualdade de gênero, formas de combate a violência contra a mulher - entre outras, que à luz dos processos históricos, construíram a sociedade brasileira que, infelizmente, ainda naturaliza o ciclo de violência (física, psicológica, patrimonial, sexual e simbólica) conta grupos sociais “marginalizados” (especialmente a mulheres) - o tipo mais generalizado e menos reconhecido de abuso dos direitos humanos. No desenvolvimento do projeto, as relações de poder (que compoe o ciclo de violência) foram tratadas em suas dimensões política, econômica e social, caracterizando, creio, o que Macedo (2008; 2013 p. 39) qualifica como atos de currículo. A observação participante deu o tom da pesquisa pois segui buscando, “a verdadeira compreensão de quem, mergulhado nos fenómenos, se habilita a sentí-los antes de compreendêlos e a vivê-los antes de compreendê-los” (Fino, 2011). Neste processo se deu a minha perfeita “natividade”, que se explicitará no decorrer da descrição (tensa) densa, preconizada pela pesquisa qualitativa.pt_PT
dc.description.abstractThis research prospects a rupture in the teaching and learning processes beyond the practices of the industrial school, from the observation of an informal space of education. Guided by ethnographic methodology accompanied the itinerary of the SerTão Mulher Project, developed in communities of the Sertão da Bahia by the Center for Socio-environmental Development Barriguda, seeking to know and understand their pedagogical processes, and to verify if they fomented authentic learning and / or some pedagogical innovation. Although not provided in gadgets, the project promoted interaction and integration among those involved, and the construction of a strong learning community, made possible by the relationships built and/or consolidated from the meetings. In the walk emerged issues related to human rights, policies to promote gender equality, ways of combating violence against women - among others, that in the light of historical processes, built the Brazilian society, which unfortunately still naturalizes the cycle of violence (physical, psychological, patrimonial, sexual) into "marginalized" social groups (especially women) - the most widespread and least recognized type of human rights abuse. In the development of the project, the power relations (which compose the cycle of violence) were treated in their political, economic and social dimensions, characterizing, I believe, what Macedo (2008, 2013 p. 39) describes as curriculum acts. Participant observation gave the tone of the research because I kept searching for "the true understanding of who, plunged in phenomena, is enabled to feel them before understanding them and living them before understanding them" (Fino, 2011). In this process my perfect "nativity" was given, which will be explained in the course of the dense (tense) description advocated by qualitative research.pt_PT
dc.identifier.tid202485226pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2798
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMulherpt_PT
dc.subjectSertão (Brasil)pt_PT
dc.subjectRelações de poderpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagens autênticaspt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectWomenpt_PT
dc.subjectPower relationspt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectAuthentic learningpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectCentro de Desenvolvimento Socioambiental Barrigudapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleUm olhar sobre o Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda e suas intervenções em comunidades do semiárido baiano em busca da inovação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-Inovação Pedagógicapt_PT

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