Repository logo
 
Publication

Inovação pedagógica e aprendizagem na infância: o caso do Projeto Ágape

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.contributor.advisorSantos, Paulo César Marques de Andrade
dc.contributor.authorSilva, Maria Djani Alves
dc.date.accessioned2018-03-08T15:39:02Z
dc.date.available2018-03-08T15:39:02Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.description.abstractO desenvolvimento cognitivo, psicológico, físico e intelectual na infância, de maneira integrada, é o maior desafio para os profissionais que atuam na Educação Infantil. Com olhar aguçado, este estudo objetivou verificar se no contexto do Projeto Ágape, existem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de forma inovadora. A Instituição pesquisada intitulada de Projeto Ágape, é uma ONG, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos, que atende crianças de 1 a 7 anos de idade, na modalidade semi-internato e internato, e fica localizado no Bairro Santa Luzia, na cidade de Campo Formoso - Bahia / Brasil. Fundamentando-se nos resultados teóricos, a pesquisa valoriza a prática pedagógica emergente, e a busca incessante pela aprendizagem, na qual o professor atua como mediador e não como principal detentor do saber. O percurso de investigação, desenvolveu-se com a imersão da pesquisadora no ambiente natural dos sujeitos pesquisados, através da abordagem etnográfica; fazendo uso de técnicas e instrumentos como: observação participante, entrevistas não estruturada, fotos, diário de campo, coleta de documentos, entre outros. Os resultados do estudo, revelaram que as ações desenvolvidas dentro da instituição pesquisada, caracterizam uma prática pedagógica inovadora, em que o papel das ações observadas, foi de criar um ambiente propício a aprendizagem, no qual as professoras atuam ao mesmo tempo como facilitadoras e mediadores das habilidades apresentadas pelas crianças, diferenciando do paradigma fabril, em que persiste os modelos tradicionais de muitas instituições.pt_PT
dc.description.abstractThe cognitive, psychological, physical and intellectual development in childhood, in an integrated way, is the greatest challenge for professionals who work in Early Childhood Education. With a keen eye, this study aimed to verify if in the context of the Agape Project, there are pedagogical practices that promote learning in an innovative way. The research institution, called Agape Project, is an NGO, that is, a non-profit institution that serves children from 1 to 7 years of age, in semi-boarding and internship mode, and is located in Bairro Santa Luzia, in the city Of Campo Formoso - Bahia / Brazil. Based on the theoretical results, the research values the emerging pedagogical practice, and the incessant search for learning, in which the teacher acts as mediator and not as the main holder of knowledge. The research course was developed with the immersion of the researcher in the natural environment of the subjects studied, through the ethnographic approach; Making use of techniques and instruments such as: participant observation, unstructured interviews, photos, field diary, document collection, among others. The results of the study revealed that the actions developed within the research institution characterize an innovative pedagogical practice in which the role of observed actions was to create an environment conducive to learning in which teachers act as facilitators and mediators Of the abilities presented by the children, differing from the factory paradigm, in which the traditional models of many institutions persist.pt_PT
dc.identifier.tid201836696pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1841
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProjeto Ágapept_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectAgape Projectpt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleInovação pedagógica e aprendizagem na infância: o caso do Projeto Ágapept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMariaSilva.pdf
Size:
4.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: