Repository logo
 
Publication

Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.contributor.authorMorais, Maria de Fátima
dc.contributor.authorMartins, Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-02T12:13:56Z
dc.date.available2020-11-02T12:13:56Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito acadêmico, desenvolvido, originalmente, por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Acadêmico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a três áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com seis fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma dessas dimensões revelam-se adequados. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to adapt and validate a self-report questionnaire to study students of academic merit for a Portuguese population. The Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance was originally developed by Dutch researchers. The sample consisted of 1,366 students (771 women, 597 men) from the 1st cycle degree in the Portuguese higher education, belonging to three areas of study: Science and Technology, Social and Human Sciences, and Arts and Humanities. Exploratory factor analysis pointed to a six-factor structure related to three dimensions: Cognitive-Creative, Motivation and Learning Strategies, Persistence, Social Interaction, Search for Excellence, and Cultural Interest. Reliability indexes (Cronbach's alpha) for each of these dimensions are adequate. The results are discussed and guidelines are presented for future studies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., de Fátima Morais, M., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2955
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Brasileiro de Avaliação Psicológicapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectAvaliação psicológicapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.subjectPsychological evaluationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleInventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitáriospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinas (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage396pt_PT
oaire.citation.startPage387pt_PT
oaire.citation.titleRevista Avaliação Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume16(4)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameMorais
person.givenNameAna
person.givenNameMaria de Fatima
person.identifier.ciencia-id1910-E007-EC8C
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0001-8180-6687
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublicationf9f6e4e5-05b9-4eb0-8a39-1b19c9dec449
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f6e4e5-05b9-4eb0-8a39-1b19c9dec449

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académicoAnaAntunes.pdf
Size:
185.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format