Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em ensino das artes visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

dc.contributor.advisorEncarnação, Duarte Miguel Faria da
dc.contributor.authorCaetano, João Claúdio Vieira
dc.date.accessioned2013-06-28T15:00:41Z
dc.date.available2013-06-28T15:00:41Z
dc.date.issued2013-06-28
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNo presente estudo propomos estabelecer uma relação entre duas áreas, nomeadamente, a Arte Pública e a Net art, de modo a compreender as afinidades e interferências que ambas, enquanto formas de expressão artística têm com os espaços que acolhem as obras de intervenção. A forma como se estabelece a relação entre os domínios da Arte Pública e a Net art e consequentemente sobre os conceitos de público e privado entre o ciberespaço e espaço real, fatual, cidade é a nossa principal questão. É através, primeiro na exploração dos conceitos das expressões artísticas e depois, na exploração dos espaços onde estas estão inseridas, como a cidade e o ciberespaço, que nos permite, ao longo da revisão bibliográfica, registar aspetos que permitam estudar elementos por comparação. Numa vertente prática do projeto, pretendemos desenvolver componentes da investigação e adequá-las à sala de aula, de acordo com os programas e o currículo educativo em vigor no ano letivo onde decorreu a prática docente. O mestrando foi acompanhado por uma professora cooperante ao longo do período estágio, que incidiu sobre a generalidade da ação docente dentro e fora da sala de aula, desenvolvendo questões pedagógico-didáticas de modo a permitir uma compreensão e aprendizagem através da concretização dos processos e ações que um docente, na sua prática, terá de realizar. Entre esses processos está a adequação de componentes científicas para o domínio didático e pedagógico de acordo com o currículo, explorando de forma prática as teorias educacionais construcionistas assim como os desenvolvimentos de autores que suportam no alicercear e fundamentar a nossa ação na sala de aula. Para a sala de aula selecionamos duas áreas estético-artísticas: Arte Pública e Mail art, que estão relacionadas com as duas áreas chave que abordamos no desenvolvimento da componente científica do trabalho de investigação. A temática surgiu do interesse em permeabilizar áreas estético-artísticas e pelo interesse nos desenvolvimentos quer críticos quer históricos da Arte Pública. A relação entre as duas componentes não surgiu pela vertente estético artística mas pela relação que a cidade enquanto local de concentração do humano para a vida em sociedade estabelece com o ciberespaço, que é no fundo uma projeção da cidade neste novo meio social que se virtualiza.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/423
dc.language.isoporpor
dc.subjectArte públicapor
dc.subjectCidadepor
dc.subjectNet artpor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em ensino das artes visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineArtes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoClaudioCaetano.pdf
Size:
13.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: