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Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em ensino das artes visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
dc.contributor.advisor | Encarnação, Duarte Miguel Faria da | |
dc.contributor.author | Caetano, João Claúdio Vieira | |
dc.date.accessioned | 2013-06-28T15:00:41Z | |
dc.date.available | 2013-06-28T15:00:41Z | |
dc.date.issued | 2013-06-28 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | No presente estudo propomos estabelecer uma relação entre duas áreas, nomeadamente, a Arte Pública e a Net art, de modo a compreender as afinidades e interferências que ambas, enquanto formas de expressão artística têm com os espaços que acolhem as obras de intervenção. A forma como se estabelece a relação entre os domínios da Arte Pública e a Net art e consequentemente sobre os conceitos de público e privado entre o ciberespaço e espaço real, fatual, cidade é a nossa principal questão. É através, primeiro na exploração dos conceitos das expressões artísticas e depois, na exploração dos espaços onde estas estão inseridas, como a cidade e o ciberespaço, que nos permite, ao longo da revisão bibliográfica, registar aspetos que permitam estudar elementos por comparação. Numa vertente prática do projeto, pretendemos desenvolver componentes da investigação e adequá-las à sala de aula, de acordo com os programas e o currículo educativo em vigor no ano letivo onde decorreu a prática docente. O mestrando foi acompanhado por uma professora cooperante ao longo do período estágio, que incidiu sobre a generalidade da ação docente dentro e fora da sala de aula, desenvolvendo questões pedagógico-didáticas de modo a permitir uma compreensão e aprendizagem através da concretização dos processos e ações que um docente, na sua prática, terá de realizar. Entre esses processos está a adequação de componentes científicas para o domínio didático e pedagógico de acordo com o currículo, explorando de forma prática as teorias educacionais construcionistas assim como os desenvolvimentos de autores que suportam no alicercear e fundamentar a nossa ação na sala de aula. Para a sala de aula selecionamos duas áreas estético-artísticas: Arte Pública e Mail art, que estão relacionadas com as duas áreas chave que abordamos no desenvolvimento da componente científica do trabalho de investigação. A temática surgiu do interesse em permeabilizar áreas estético-artísticas e pelo interesse nos desenvolvimentos quer críticos quer históricos da Arte Pública. A relação entre as duas componentes não surgiu pela vertente estético artística mas pela relação que a cidade enquanto local de concentração do humano para a vida em sociedade estabelece com o ciberespaço, que é no fundo uma projeção da cidade neste novo meio social que se virtualiza. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/423 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Arte pública | por |
dc.subject | Cidade | por |
dc.subject | Net art | por |
dc.subject | Ciberespaço | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em ensino das artes visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |