Publication
Criatividade e stress docente no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.advisor | Garcês, Soraia Fernandes | |
dc.contributor.author | Caetano, António José Guerreiro | |
dc.date.accessioned | 2015-03-24T10:06:46Z | |
dc.date.available | 2015-03-24T10:06:46Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.date.submitted | 2015-03-24 | |
dc.description.abstract | A criatividade desempenha um papel importante e de elevado potencial na sociedade atual e refere-se usualmente à capacidade de realizar produções novas e originais adaptadas às limitações de uma situação ou problema. O stress é também de crucial importância. De acordo com a literatura, o stress representa um fenómeno significativo pela responsabilidade na sua afetação quer o nível do comportamento quer o nível do desenvolvimento dos profissionais e pessoas em geral, sendo que neste estudo foca-se o stress na prática docente. Nesta linha de raciocínio, a presente investigação vai ao encontro de tentar perceber e estudar estes dois construtos, a criatividade e o stress, num contexto específico: a Educação e, mais propriamente, junto de docentes. Como tal, procurou-se compreender como ambos os conceitos se relacionam. Esta investigação tem como apoio dois instrumentos: a Escala de Personalidade Criativa – EPC (Jesus, et al, 2011; Garcês, 2013) e o Questionário de Stress nos Professores — QSP (Gomes et al., 2006; Gomes, 2007). Participaram 84 indivíduos, 72.6% do sexo feminino e 27.4% do sexo masculino. Os resultados apontam para a não existência de uma relação entre a criatividade e o stress docente, assim como uma não relação significativa entre as variáveis demográficas recolhidas e a criatividade. Contudo encontrou-se significância entre o género, a classe etária, o grupo disciplinar, o tempo de serviço e os hobbies com o stress. Conclui-se com a discussão e reflexão sobre os resultados obtidos como também as limitações inerentes ao estudo e sugestões futuras. | por |
dc.identifier.tid | 201119242 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/718 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Stress | por |
dc.subject | Docente | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Criatividade e stress docente no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |