Repository logo
 
Publication

A leitura em instituições de acolhimento: um projeto de promoção cultural para crianças

dc.contributor.advisorNascimento, Maria Teresa Duarte de Jesus Gonçalves do
dc.contributor.advisorCapelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
dc.contributor.authorFreitas, Carina Correia Almada Costa e Silva
dc.date.accessioned2015-04-21T14:45:49Z
dc.date.available2015-04-21T14:45:49Z
dc.date.issued2014-04
dc.date.submitted2015-04-21
dc.description.abstractOs hábitos de leitura devem ser criados e fortalecidos desde a primeira infância. Acreditamos que estes continuam a ser significativos para o desenvolvimento intelectual, social, cultural e emocional de todas as crianças e devem ser estimulados pelos vários mediadores de leitura, seja em contexto escolar ou não escolar. Para além da escola, a família também tem um papel fulcral no incentivo e fomentação destes hábitos. No entanto, nem sempre todos podem contar com este apoio. Exemplo disso são as crianças institucionalizadas que, por vários motivos, estão afastadas do seu contexto familiar. Em alguns casos, as instituições de acolhimento são os principais agentes de socialização destas crianças e transmissores de educação, competências e valores. Deste modo, é nosso propósito refletir sobre o papel das instituições na criação e promoção de hábitos de leitura. Assim, convictos da importância que esta prática cultural pode representar para esta população, realizámos um estudo de caso que teve como objetivos principais aferir os hábitos de leitura das crianças acolhidas e implementar um projeto de promoção de leitura. Este estudo foi realizado no Abrigo infantil da Nossa Senhora da Conceição e na Fundação Patronato de São Filipe, da Região Autónoma da Madeira e contou com a participação de doze crianças, em processo de promoção e proteção, com idades compreendidas entre os oito e os doze anos. Tratando-se de uma abordagem qualitativa, recorremos à observação participante, a entrevistas e questionários como fontes de recolha de dados. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos constatar que estas crianças possuem hábitos reduzidos de leitura. Verificámos, no entanto, que a participação em atividades de promoção da leitura infantil, torna as crianças mais motivadas para desenvolverem esta prática.por
dc.description.sponsorshipAgência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tenologia e Inovaçãopor
dc.identifier.tid201165112
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/740
dc.language.isoporpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectHábitos de leiturapor
dc.subjectPromoção da leiturapor
dc.subjectCrianças e jovens em riscopor
dc.subjectInstituições de acolhimentopor
dc.subjectGestão Culturalpor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleA leitura em instituições de acolhimento: um projeto de promoção cultural para criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestão Culturalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Culturalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarinafreitas.pdf
Size:
5.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: