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A lectoescrita em alunos surdos a frequentar o ensino bilingue: avaliação da eficácia de um programa de treino
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.author | Abreu, Fernanda Maria Nunes Rosa Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2016-10-14T13:46:46Z | |
dc.date.available | 2016-10-14T13:46:46Z | |
dc.date.issued | 2015-03 | |
dc.description.abstract | As crianças surdas, integradas num contexto educativo bilingue, aprendem a ler e a escrever numa língua oral-auditiva, língua com caraterísticas diferentes da língua que adquirem naturalmente que é visuo-espacial. A Língua Gestual Portuguesa é a língua materna dos surdos, constituindo-se a Língua Portuguesa, no modo oral e escrito, como a sua segunda língua. Face à escassez de instrumentos facilitadores do desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças surdas, esta investigação visa avaliar a eficácia do programa de treino da competência lectoescrita para alunos surdos a frequentar o ensino bilingue – Programa PODER. O programa de intervenção concebido desenvolveu-se num processo de investigação-ação e foi aplicado a seis alunos surdos, a frequentar o 2.º ano de escolaridade do ensino básico, numa Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos. As respostas obtidas, através de questionários aos alunos surdos (6), foram analisadas qualitativamente. Para medir o índice de legibilidade do texto e a facilidade de leitura, no Pré-teste e no Pós-teste de lectoescrita aplicado aos alunos surdos, utilizou-se o “Índice de Legibilidade de FleschKincaid Grade Level” e o “Índice de Facilidade de Leitura de Flesch” (ambos baseados no comprimento das palavras e das frases). Os resultados obtidos indicam que o Índice de Legibilidade fica situado entre 7,0 e 10,0, o recomendável e o Índice de Facilidade de Leitura enquadra-se no Nível A1 – Utilizador Básico. Os dados afiguram-se expressivos para a validação do programa de treino e prova da sua eficácia, no desenvolvimento da competência lectoescrita de alunos surdos integrados no ensino bilingue. Deste estudo, retiram-se implicações para a intervenção psicoeducacional da lectoescrita junto de alunos surdos que frequentam o ensino bilingue. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201292700 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1255 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Surdos | pt_PT |
dc.subject | Bilinguismo | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Lectoescrita | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Programas de educação | pt_PT |
dc.subject | Treino | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Programa de treino | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A lectoescrita em alunos surdos a frequentar o ensino bilingue: avaliação da eficácia de um programa de treino | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |