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Authors
Abstract(s)
Nowadays, there are many cases of people who have suffered a stroke and need rehabilitation to
recover motor and cognitive functions. Thus, this project intended to develop a virtual reality (VR)
activity that stimulates people who suffered a stroke to stimulate their physical and mental skills.
Virtual Reality is an exciting tool to help in rehabilitation, mainly because it is a more fun and
motivating way of exercising. This document introduces the steps towards designing, prototyping and
testing the RehabMarket, a CAVE-based activity targeting stroke survivors that allows stimulating
limbs’ movements while challenging their cognitive skills.
The development of the RehabMarket began with a focus group session involving several
participants. This session aimed at gathering feedback and insights to inform the design and
development of the game. Once the game was fully developed, user testing was conducted with 11
participants to ensure that it successfully achieved its intended goals. Results have shown that
RehabMarket was a very useful tool to help in rehabilitation of people who are recovering from stroke.
Hoje em dia, há muitos casos de pessoas que sofreram um AVC e precisam de reabilitação para recuperar as funções motoras e cognitivas. Assim, com este projeto, pretendeu-se desenvolver uma atividade de realidade virtual (VR) que permita às pessoas que sofreram um AVC estimular as suas capacidades físicas e mentais. A Realidade Virtual é uma ferramenta muito interessante para ajudar na reabilitação, principalmente por ser uma forma mais divertida e motivadora de exercitar. Neste documento são apresentados os passos realizados para o design, prototipagem e avaliação do RehabMarket, uma atividade baseada em CAVE direcionada a sobreviventes de AVC que permite estimular os movimentos dos membros enquanto desafia as suas habilidades cognitivas. O desenvolvimento do RehabMarket começou com uma sessão de focus group, que envolveu vários participantes. O objetivo desta sessão foi recolher feedback e opiniões que pudessem informar o design e desenvolvimento do jogo. Uma vez que o jogo foi totalmente desenvolvido, foram realizados testes de utilizador com 11 participantes para garantir que o mesmo foi bem-sucedido em alcançar os objetivos pretendidos. Os resultados mostraram que o RehabMarket foi uma ferramenta muito útil para ajudar na reabilitação de pessoas que estão a recuperar de AVC.
Hoje em dia, há muitos casos de pessoas que sofreram um AVC e precisam de reabilitação para recuperar as funções motoras e cognitivas. Assim, com este projeto, pretendeu-se desenvolver uma atividade de realidade virtual (VR) que permita às pessoas que sofreram um AVC estimular as suas capacidades físicas e mentais. A Realidade Virtual é uma ferramenta muito interessante para ajudar na reabilitação, principalmente por ser uma forma mais divertida e motivadora de exercitar. Neste documento são apresentados os passos realizados para o design, prototipagem e avaliação do RehabMarket, uma atividade baseada em CAVE direcionada a sobreviventes de AVC que permite estimular os movimentos dos membros enquanto desafia as suas habilidades cognitivas. O desenvolvimento do RehabMarket começou com uma sessão de focus group, que envolveu vários participantes. O objetivo desta sessão foi recolher feedback e opiniões que pudessem informar o design e desenvolvimento do jogo. Uma vez que o jogo foi totalmente desenvolvido, foram realizados testes de utilizador com 11 participantes para garantir que o mesmo foi bem-sucedido em alcançar os objetivos pretendidos. Os resultados mostraram que o RehabMarket foi uma ferramenta muito útil para ajudar na reabilitação de pessoas que estão a recuperar de AVC.
Description
Keywords
Rehabilitation Stroke CAVE Virtual reality Exercise Therapy Exergaming Reabilitação AVC Realidade virtual Exercício Terapia Exergaming Informatics Engineering . Faculdade e Ciências Exatas e da Engenharia