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Abstract(s)
Dans les années 1960, treize femmes, toutes pilotes d’exception, soumises aux tests de la Nasa et
dont les résultats étaient supérieurs à ceux des hommes, ont cependant été élimitées du programme
Mercury, pour la conquête spatiale, au profit d’astronautes masculins.
Plus de quarante ans après, on constate que les filles, supérieures en nombre dans presque toutes
les disciplines, ont des résultats scolaires et universitaires très souvent supérieurs à ceux des garçons.
Pourtant celles-ci souffrent, encore et toujours, de discriminations professionnelles.
Cette communication a pour objet de se demander pourquoi reconnaît-on si difficilement les
compétences intelectuelles et professionnelles des femmes ? Des exemples pris dans l’Histoire de nos
sociétés et une étude de cas, concernant le difficile devenir professionnel de femmes diplômées de la
pêche à Nazaré (Portugal), illustrent ce propos.
Em 1962, treze mulheres, todas pilotos excepcionais, submetidas aos testes da NASA e cujos resultados foram superiores aos dos homens, ficaram eliminadas do programa de conquista espacial em benefício dos astronautas masculinos. Quarenta anos depois, constata-se que as raparigas, superiores em número em muitas disciplinas, têm resultados melhores do que os rapazes. Portanto, elas sofrem ainda e sempre de discriminações profissionais. Esta comunicação tem por objectivo perguntar por que razão é tão difícil reconhecer as competências intelectuais e profissionais das mulheres. Exemplos tomados na História das nossas sociedades e um estudo de caso, relativo ao estatuto das mulheres diplomadas da Escola de Pesca da Nazaré (Portugal), ilustram o propósito desta comunicação.
Em 1962, treze mulheres, todas pilotos excepcionais, submetidas aos testes da NASA e cujos resultados foram superiores aos dos homens, ficaram eliminadas do programa de conquista espacial em benefício dos astronautas masculinos. Quarenta anos depois, constata-se que as raparigas, superiores em número em muitas disciplinas, têm resultados melhores do que os rapazes. Portanto, elas sofrem ainda e sempre de discriminações profissionais. Esta comunicação tem por objectivo perguntar por que razão é tão difícil reconhecer as competências intelectuais e profissionais das mulheres. Exemplos tomados na História das nossas sociedades e um estudo de caso, relativo ao estatuto das mulheres diplomadas da Escola de Pesca da Nazaré (Portugal), ilustram o propósito desta comunicação.
Description
Keywords
Sucesso escolar Género Succès à l’école Genre . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Escallier, C. (2008). Succès à l’école - Échec au travail : une question de genre. In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação (pp. 88-100). Funchal: DCE – Universidade da Madeira
Publisher
Universidade da Madeira