Repository logo
 
Publication

Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico

dc.contributor.authorRodrigues, Liliana
dc.date.accessioned2022-02-23T09:23:02Z
dc.date.available2022-02-23T09:23:02Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO ensino secundário tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica. Assenta ainda na facultação de contactos e experiências com o mundo do trabalho e, como tal, procura favorecer a orientação e formação profissional dos jovens, através da preparação técnica e tecnológica, com vista à entrada no mundo do trabalho. Nesse sentido esse trabalho busca apresentar historicamente o desenvolvimento do ensino secundário e sua hegemonia com o ensino acadêmico em Portugal e na Europa. Apresenta também que a diferenciação uniformizadora do ensino secundário não passa de uma integração situada entre o cientismo e a publicidade. Será mais importante repensar modos de introdução do pensamento crítico no mundo do que instruir para a função especializada no mercado de trabalho. É o momento em que a educação capitalista se assume como adestramento. Quem melhor assegura os resultados neste tirocínio é a ideologia. Por ela são construídos significados por conveniência política, social e económica.pt_PT
dc.description.abstractSecondary education aims at developing fundamental reasoning, reflection and scientific curiosity. Is also based on any supply of contacts and experiences with the world of work and, as such, seeks to encourage the guidance and training of young people by preparing technical and technological, with a view to entering the world of work. In that sense this study presents the historical development of secondary education and its hegemony in academic teaching in Portugal and Europe. Also shows that the differentiation standardizing secondary education is just an integration of between scientism and advertising. It will be more important to rethink ways of introducing critical thinking in the world than to instruct the specialized function in the labor market. It is the time when the capitalist is assumed to education training. Who provides the best results in this apprenticeship is ideology. Meanings are constructed by it for political expediency, social and economic.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, L. (2010). Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico. Revista HISTEDBR On-Line, 10(38e), 191-205. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639758pt_PT
dc.identifier.doi10.20396/rho.v10i38e.8639758pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4100
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectEnsino Técnicopt_PT
dc.subjectEducação capitalistapt_PT
dc.subjectSecondary Educationpt_PT
dc.subjectTechnical Educationpt_PT
dc.subjectEducation capitalistpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEnsino secundário: a hegemonia do ensino académicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinas (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage205pt_PT
oaire.citation.issue38ept_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleRevista HISTEDBR On-linept_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameLiliana
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.ridA-9637-2014
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensino secundário a hegemonia do ensino académico.pdf
Size:
154.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format