Repository logo
 
Publication

A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivas

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.contributor.authorGouveia, Fernanda
dc.contributor.authorGouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
dc.date.accessioned2024-12-12T11:31:34Z
dc.date.available2024-12-12T11:31:34Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEsta investigação aborda a prática profissional na licenciatura em Educação Básica (LEB) da Universidade da Madeira, que integra o currículo dos seis semestres do plano de estudos da referida licenciatura e tem vindo a assumir grande relevância na formação inicial de professores. A prática profissional consubstancia se como um espaço integrador de aprofundamento e questionamento de situações visionadas, vividas ou descritas em articulação com as unidades curriculares de outras componentes de formação, visando uma iniciação progressiva na profissão docente e desenvolvimento profissional. Espera-se que os estudantes desenvolvam, sobre os respetivos contextos de educação formal e não formal, pesquisa e observação, com recolha de informação relevante para análise, organização e realização de uma atividade de aprendizagem sob a orientação e feedback do docente cooperante da instituição. A prática profissional assume um cariz reflexivo, eventualmente, transformador e cristaliza um conhecimento útil e mais aprofundado das situações educativas concretas. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso resultante da análise de conteúdo e da triangulação de dados de um questionário aplicado a um grupo de estudantes da LEB da Universidade da Madeira. Concluiu-se que ao nível da prática profissional, o estudante, futuro professor evidencia a confluência e a mobilização do conhecimento teórico e prático. O seu empoderamento e respetivo desenvolvimento profissional torna-se mais consistente ao experimentar a reflexão sobre a prática, analisando a experiência e o seu próprio desempenho pessoal e profissional. Foram assinalados alguns constrangimentos decorrentes da complexidade das práticas profissionais e das múltiplas variáveis emergentes dos ambientes educativos.por
dc.description.abstractCette recherche aborde la pratique professionnelle dans le diplôme d'Éducation de Base (LEB) de l'Université de Madère, qui fait partie du programme des six semestres du plan d'études du diplôme susmentionné et qui revêt une grande importance dans la formation initiale des enseignants. La pratique professionnelle est un espace intégrateur d'approfondissement et de questionnement de situations envisagées, vécues ou décrites en lien avec les unités curriculaires d'autres composantes de formation, visant une initiation progressive au métier d'enseignant et un développement professionnel. Les étudiants doivent développer, dans leurs contextes éducatifs formels et non formels respectifs, des recherches et des observations, collecter des informations pertinentes pour l'analyse, l'organisation et mener une activité d'apprentissage sous la direction et le feedback de l'enseignant associé de l'établissement. La pratique professionnelle revêt un caractère réflexif, voire transformateur, et cristallise une connaissance utile et plus approfondie de situations éducatives concrètes. L'étude présente les résultats d'une recherche qualitative, basée sur une étude de cas résultant de l'analyse du contenu et de la triangulation des données d'un questionnaire appliqué à un groupe d'étudiants LEB de l'Université de Madère. Il a été conclu qu'au niveau de la pratique professionnelle, l'étudiant, futur enseignant, démontre la confluence et la mobilisation des connaissances théoriques et pratiques. Votre responsabilisation et votre développement professionnel respectif deviennent plus cohérents lorsque vous faites l'expérience d'une réflexion sur la pratique, en analysant l'expérience et votre propre performance personnelle et professionnelle. Certaines contraintes découlant de la complexité des pratiques professionnelles et des multiples variables émergeant des environnements éducatifs ont été soulignées.fra
dc.identifier.isbn978-989-8272-46-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7096
dc.language.isopor
dc.peerreviewedno
dc.publisherAFIRSE Portugal
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática profissional
dc.subjectDesenvolvimento profissional
dc.subjectFormação inicial de professores
dc.subjectPesquisa qualitativa
dc.subjectUniversidade da Madeira
dc.subjectPratique professionnelle
dc.subjectDéveloppement professionnel
dc.subjectFormation initiale des enseignants
dc.subjectRecherche qualitative
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleA prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivaspor
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage350
oaire.citation.startPage340
oaire.citation.titleAprendizagem, diversidade e equidade: a investigação em educação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePereira
person.familyNameGouveia
person.givenNameGorete
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A PRÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.pdf
Size:
349.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: