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O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.author | Fonseca, Arnaldo | |
dc.contributor.author | Dinis Fonseca, Arnaldo JosƩ | |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T11:24:34Z | |
dc.date.available | 2025-07-21T11:24:34Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.description.abstract | Este artigo consiste numa reflexĆ£o teórica que parte da existĆŖncia, ainda relativamente comum, nas nossas escolas e instituiƧƵes escolares, de uma cultura escolar com formas que se revelam obstaculizantes a processos de melhoria que envolvam os professores em discussƵes significativas e atitudes colaborativas ligadas Ć s suas próprias prĆ”ticas. Neste sentido, abordamos a necessidade de desenvolvimento de um processo de "reculturalização" em que os atores educativos participem ativamente, de forma colaborativa, na reconstrução dos ambientes educacionais e na reformulação das respetivas prĆ”ticas pedagógicas, visando a melhoria da efetividade da aprendizagem dos alunos e da sua própria profissional idade docente. Defendemos as comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) como instrumentos essenciais neste processo, na circunstĆ¢ncia de se constituĆrem como ambientes conceituais compostos por diferentes profissionais e agentes educativos orientados para prĆ”ticas de partilha de ideias e reflexƵes sobre mĆ©todos e estratĆ©gias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo-se perspetivas e orientaƧƵes de ação compartilhadas pelos diversos membros, sobre os desafios enfrentados. Nesta anĆ”lise, destaca-se ainda, o papel fundamental da figura do lĆder do estabelecimento para a facilitação e apropriação pelos agentes educativos da instituição de um sentido de partilha, colaboração e envolvimento nos objetivos das CAP, ao mesmo tempo que alertamos para possĆveis constrangimentos na sua efetivação. | por |
dc.description.abstract | This article comprises a theoretical reflection that stems from the prevalent existence, still relatively common in our schools and educational institutions, of a school culture with forms that prove to be obstacles to improvement processes involving teachers in meaningful discussions and collaborative attitudes linked to their practices. In this context, we address the necessity to initiate a process of "reculturalization" in which educational actors actively participate, in a collaborate way, reconstructing educational environments and reformulating their pedagogical practices. The objective is to enhance the effectiveness of student learning and elevate their own teaching professionalism. We advocate for Professional Learning Communities (PLCs) as indispensable instruments in this process. They constitute conceptual environments comprising diverse professionals and educational agents oriented toward sharing ideas and reflections on teaching and learning methods and strategies, thereby developing perspectives and guidelines for action shared among the various members to address the challenges faced. In this analysis, it also underscores the pivotal role of the establishment's leader in facilitating and fostering the appropriation by educational agents of a sense of sharing, collaboration, and involvement in the objectives of the PLC. At the same time, we caution about possible constraints in their implementation. | eng |
dc.identifier.issn | 1647-3531 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/7328 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | no | |
dc.publisher | Associação de Investigação CientĆfica do AtlĆ¢ntico | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Cultura escolar | |
dc.subject | Reculturalização | |
dc.subject | Comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) | |
dc.subject | LideranƧa | |
dc.subject | Escola | |
dc.subject | Agentes educativos | |
dc.subject | Colaboração | |
dc.subject | School culture | |
dc.subject | Reculturalization | |
dc.subject | Professional learning communities (PLCs) | |
dc.subject | Leadership | |
dc.subject | School | |
dc.subject | Educational agents | |
dc.subject | Collaboration | |
dc.subject | . | |
dc.subject | Faculdade de CiĆŖncias Sociais | |
dc.title | O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escola | por |
dc.type | contribution to journal | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 91 | |
oaire.citation.startPage | 83 | |
oaire.citation.title | Revista de Divulgação CientĆfica AICA | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Dinis Fonseca | |
person.givenName | Arnaldo JosƩ | |
person.identifier.ciencia-id | 871D-6984-3564 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8178-5553 | |
relation.isAuthorOfPublication | e1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38 |
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