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O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorFonseca, Arnaldo
dc.contributor.authorDinis Fonseca, Arnaldo JosƩ
dc.date.accessioned2025-07-21T11:24:34Z
dc.date.available2025-07-21T11:24:34Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractEste artigo consiste numa reflexão teórica que parte da existência, ainda relativamente comum, nas nossas escolas e instituições escolares, de uma cultura escolar com formas que se revelam obstaculizantes a processos de melhoria que envolvam os professores em discussões significativas e atitudes colaborativas ligadas às suas próprias prÔticas. Neste sentido, abordamos a necessidade de desenvolvimento de um processo de "reculturalização" em que os atores educativos participem ativamente, de forma colaborativa, na reconstrução dos ambientes educacionais e na reformulação das respetivas prÔticas pedagógicas, visando a melhoria da efetividade da aprendizagem dos alunos e da sua própria profissional idade docente. Defendemos as comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) como instrumentos essenciais neste processo, na circunstância de se constituírem como ambientes conceituais compostos por diferentes profissionais e agentes educativos orientados para prÔticas de partilha de ideias e reflexões sobre métodos e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo-se perspetivas e orientações de ação compartilhadas pelos diversos membros, sobre os desafios enfrentados. Nesta anÔlise, destaca-se ainda, o papel fundamental da figura do líder do estabelecimento para a facilitação e apropriação pelos agentes educativos da instituição de um sentido de partilha, colaboração e envolvimento nos objetivos das CAP, ao mesmo tempo que alertamos para possíveis constrangimentos na sua efetivação.por
dc.description.abstractThis article comprises a theoretical reflection that stems from the prevalent existence, still relatively common in our schools and educational institutions, of a school culture with forms that prove to be obstacles to improvement processes involving teachers in meaningful discussions and collaborative attitudes linked to their practices. In this context, we address the necessity to initiate a process of "reculturalization" in which educational actors actively participate, in a collaborate way, reconstructing educational environments and reformulating their pedagogical practices. The objective is to enhance the effectiveness of student learning and elevate their own teaching professionalism. We advocate for Professional Learning Communities (PLCs) as indispensable instruments in this process. They constitute conceptual environments comprising diverse professionals and educational agents oriented toward sharing ideas and reflections on teaching and learning methods and strategies, thereby developing perspectives and guidelines for action shared among the various members to address the challenges faced. In this analysis, it also underscores the pivotal role of the establishment's leader in facilitating and fostering the appropriation by educational agents of a sense of sharing, collaboration, and involvement in the objectives of the PLC. At the same time, we caution about possible constraints in their implementation.eng
dc.identifier.issn1647-3531
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7328
dc.language.isopor
dc.peerreviewedno
dc.publisherAssociação de Investigação Científica do Atlântico
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectCultura escolar
dc.subjectReculturalização
dc.subjectComunidades de Aprendizagem Profissional (CAP)
dc.subjectLideranƧa
dc.subjectEscola
dc.subjectAgentes educativos
dc.subjectColaboração
dc.subjectSchool culture
dc.subjectReculturalization
dc.subjectProfessional learning communities (PLCs)
dc.subjectLeadership
dc.subjectSchool
dc.subjectEducational agents
dc.subjectCollaboration
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de CiĆŖncias Sociais
dc.titleO sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escolapor
dc.typecontribution to journal
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage91
oaire.citation.startPage83
oaire.citation.titleRevista de Divulgação Científica AICA
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDinis Fonseca
person.givenNameArnaldo JosƩ
person.identifier.ciencia-id871D-6984-3564
person.identifier.orcid0000-0002-8178-5553
relation.isAuthorOfPublicatione1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38

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