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O papel do projeto educativo local no desenvolvimento da cidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorVieira, Rúben Marcelo Gouveia
dc.date.accessioned2021-11-30T15:56:04Z
dc.date.available2022-11-28T01:30:16Z
dc.date.issued2021-05-28
dc.description.abstractCom este estudo pretendeu-se investigar a relação entre a Cidade, o Desenvolvimento Comunitário Local e o Projeto Educativo Local como instrumento potenciador de desenvolvimento. Deste modo, explorou-se as relações entre a escola e o território para desvelar as necessidades latentes nas políticas sociais em educação, relativamente à promoção do desenvolvimento local e comunitário. O presente estudo de caso realizado no Município do Funchal, assume-se como uma pesquisa qualitativa que aborda políticas de descentralização para o nível local, bem como da ação educativa em termos de territórios educativos. Considerando que a educação transcende os espaços formais em que é comumente tratada, a escola, e que o conhecimento pode ser produzido e disseminado em outras esferas sociais e culturais, destaca-se aqui o papel dos municípios, na possível elaboração de um Projeto Educativo Local, identificando-se como um projeto comum à escola e ao território, enquanto espaço educador. O Projeto Educativo Local pode ser uma importante ferramenta estratégica para o desenvolvimento comunitário local, sendo um processo chave de elaboração participada, ansiando por respostas educativas e formativas mais inclusivas para toda a comunidade local. O PEL abriu caminho a uma definição de uma política educativa local, trabalhando numa perspetiva de desenvolvimento da comunidade. Embora este instrumento tenha potencial para ser um facilitador e privilegiado para introduzir coerência de união na intervenção de parceiros diversos na educação, ainda existem alguns entraves no que concerne aos estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente no trabalho colaborativo necessário à construção do PEL.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the relationship between the City, Local Community Development and the Local Educational Project as an instrument for promoting development. In this way, the relations between the school and the territory were explored to reveal the latent needs in social policies in education, in relation to the promotion of local and community development. The present case study carried out in the Municipality of Funchal, assumes itself as a qualitative research that addresses decentralization policies at the local level, as well as educational action in terms of educational territories. Considering that education transcends the formal spaces in which it is commonly treated, the school, and that knowledge can be produced and disseminated in other social and cultural spheres, the role of the municipalities in the possible elaboration of a Local Educational Project stands out here, identifying itself as a project common to the school and the territory, as an educational space. The Local Educational Project can be an important strategic tool for local community development, being a key process of participatory elaboration, longing for more inclusive educational and training responses for the entire local community. The PEL paved the way for the definition of a local educational policy, working from a community development perspective. Although this instrument has the potential to be a facilitator and privileged to introduce coherent unity in the intervention of diverse partners in education, there are still some obstacles with regard to education and teaching establishments, namely in the collaborative work necessary to build the PEL.pt_PT
dc.identifier.tid202799719pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3874
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProjeto educativo localpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitário localpt_PT
dc.subjectTerritório educativopt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectParceiros educativospt_PT
dc.subjectDescentralizaçãopt_PT
dc.subjectMunicípiopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectLocal educational projectpt_PT
dc.subjectLocal community developmentpt_PT
dc.subjectEducational territorypt_PT
dc.subjectSchoolspt_PT
dc.subjectEducational partnerspt_PT
dc.subjectDecentralizationpt_PT
dc.subjectCountypt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO papel do projeto educativo local no desenvolvimento da cidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_O Papel do Projeto Educativo Local no Desenvolvimento da Cidade.pdf
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