Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot | |
dc.contributor.author | Silva, Janete José Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T10:08:15Z | |
dc.date.available | 2016-11-19T01:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-06 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório surgem, como espelho, as vivências e as aprendizagens realizadas por mim e pelas crianças da sala do Arco-íris da Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Achada e pelos alunos da turma do 2º C da Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Assomada. É constituído por uma parte teórica e uma parte prática, com o propósito de enquadrar toda a ação decorrida em ambas as valências. A intervenção pedagógica desenvolvida, quer no Pré-Escolar quer no 1º Ciclo, baseou-se na metodologia da investigação-ação. Através da observação e interação com os educandos e com as cooperantes, surgiu a necessidade de fomentar e incitar o desenvolvimento da escrita criativa, em ambas as valências, surgindo assim a questãoproblema “Que estratégias implementar para desenvolver a escrita criativa?”. Deste modo, procurei ao longo das práticas, dar resposta à mesma, com o contributo de estratégias fundamentadas e contextualizadas, tendo como referenciais estratégicos a observação, a participação e a comunicação que desencadearam o desenvolvimento de aprendizagens ativas e globalizantes nas crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201336782 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1261 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | EB1/PE da Achada | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Assomada | pt_PT |
dc.subject | Escrita criativa | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Docente | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Projeto de Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |