Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.56 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os ambientes virtuais têm sido cada vez mais utilizados nas mais diferentes áreas, quer na medicina, engenharia civil ou até mesmo em áreas terapêuticas.
Devido à sua emergente utilização foi estabelecido em parceria com o Museu da
Baleia, através de várias reuniões, que seria viável a modelação de cenários virtuais, onde se desenvolvessem animações, com o intuito de que representassem o ciclo de vida das baleias cachalotes. Esta escolha foi efectuada de forma a envolver várias
temáticas relacionadas com as baleias cachalotes, desde a migração, os problemas
relacionados com o lixo no fundo do mar, etc.
De seguida, foi construída uma Framework para incorporação destas animações
(vídeos) e realização de actividades utilizando diferentes tipos de médias, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, tornando desta forma as actividades mais interactivas, estimulantes e atractivas.
Para a execução destas etapas do projecto foi decidido utilizar a ferramenta 3ds
Max para a modelação dos objectos que iriam compor os cenários virtuais, bem como a
sua animação. Para a implementação da Framework foi decidido utilizar o Adobe Flash
visto ser uma ferramenta que permite a incorporação de diferentes tipos de médias, de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e possibilita a construção de uma interface
simples e atractiva.
Esta Framework foi desenvolvida para que no futuro seja possível ser modificada, isto é, para que seja capaz de efectuar a incorporação de outros tipos de conteúdos, assim como a edição dos que já estão implementados.
Description
Keywords
3D Framework Cenários virtuais Técnicas de modelação Realidade aumentada Realidade virtual Multimédia . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia