Publication
Universidade sénior: organização, administração e liderança: um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.author | Pita, Rosemary Alves Bastos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T11:05:35Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T11:05:35Z | |
dc.date.issued | 2017-01-11 | |
dc.description.abstract | Envelhecer é uma etapa inevitável da vida. Uma fase que todos temem pela sua chegada. No entanto, existem muitas maneiras de enfrentar esse momento de forma saudável e com dignidade, através do desenvolvimento de atividades, da prática de exercícios, da ampliação de conhecimentos e melhoramento do convívio social. As Universidades Seniores ou Universidades para terceira idade, são uma resposta social e educativa para os seus utilizadores. Como instituições de formação permanente, procuram desenvolver atividades a nível social, cultural e de aprendizagem, mantendo assim os seus utentes mais ativos. Este estudo de investigação consistiu num estudo de caso, realizado segundo o método qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário, numa Universidade Sénior. Teve como objetivo principal estudar a instituição em todo o seu contexto, desde a organização até às práticas de liderança. O estudo permitiu-nos concluir que existem organizações atuantes na área sénior que se destacam de outras organizações, principalmente, pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Essa conquista é fruto de um grande trabalho realizado por “trás dos bastidores”, ou seja, a excelência nos serviços é possível quando existe um compromisso para a realização de uma administração bem-sucedida. Entretanto, para haver tal êxito é necessário que as pessoas que estão à frente destas instituições, a gerir e a praticar diretamente as suas formas de liderança, estejam comprometidas e aptas a dedicar o seu tempo de trabalho em nome da eficácia naquilo que fazem e no bem-estar da organização em todos os níveis. Concluímos também que os alunos da Universidade Sénior gostam da forma que os responsáveis lideram a instituição e que estar na universidade os ajuda a manter-se ativos. Os responsáveis pela instituição, por sua vez, empenham-se em realizar um bom trabalho em prol do bem-estar dos seniores. | pt_PT |
dc.description.abstract | Aging is an inevitable stage of life. A stage that we all fear its arrival. However, there are many ways to face this moment with health and dignity, through the development of activities, the practice of exercises, the expansion of knowledge and the improvement of social life. Seniors Universities or universities for the third age are the social and educational answer to its users. As permanent training institutions, they seek to develop social, cultural and learning activities, keeping their users active. This study is made up from a case study, performed according to the qualitative method, with semi-structured interviewsanda questionnarire surveys, within a Senior University. The goal was to study the institution in its context, from the organisation to the leadership practices. This exploratory study allowed us to conclude that there are organizations active in the area Serior that stand out from other organizations, mainly, by the quality of the services provided to society. This achievement is the result of a great work done by the “behind the scenes”, that is, the excellence in services is possible when there is a commitment to the achievement of a successful administration. However, to be such a success it is necessary that people who are at the front of these institutions, to manage and to practice directly in their forms of leadership, are committed and able to devote their working time in order to be effective at what they do and in the well-being of the organization, at all levels. We also conclude that students at the Senior University like the way those in charge lead the institution and that being in college helps them stay active. Those responsible for the institution, in turn, are engaged in doing a good job for the well-being of seniors. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201890305 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1926 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento | pt_PT |
dc.subject | Universidade sénior | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Administração | pt_PT |
dc.subject | Estudo de caso | pt_PT |
dc.subject | Investigação qualitativa | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Responsáveis da instituição | pt_PT |
dc.subject | Aging | pt_PT |
dc.subject | Senior university | pt_PT |
dc.subject | Leadership | pt_PT |
dc.subject | Management | pt_PT |
dc.subject | Case study | pt_PT |
dc.subject | Qualitative method | pt_PT |
dc.subject | Students | pt_PT |
dc.subject | Managers of the institution | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Administração Educacional | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Universidade sénior: organização, administração e liderança: um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional | pt_PT |