Repository logo
 
Publication

Pobreza no contexto do ensino superior: um estudo exploratório na Universidade da Madeira

dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.contributor.authorFernandes, Isabel
dc.contributor.authorRodrigues, Liliana
dc.contributor.authorLopes, Sofia
dc.date.accessioned2024-04-01T11:06:22Z
dc.date.available2024-04-01T11:06:22Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO direito à Educação, consagrado constitucionalmente, representa um pilar fundamental na sociedade portuguesa. Em específico, o acesso ao ensino superior é amplamente reconhecido como um catalisador para o desenvolvimento individual e societal. No entanto, as barreiras socioeconómicas podem comprometer a concretização desse potencial, especialmente numa época em que persiste uma crescente inflação e aumento do custo de vida. Adicionalmente, é importante notar que a Região Autónoma da Madeira apresentou, em 2021, o mais elevado nível de risco de pobreza ou exclusão social (28,9%). Neste contexto, surge a necessidade premente de compreender a relação entre as dificuldades financeiras dos/as estudantes e o abandono do ensino superior. O presente trabalho pretende caracterizar e compreender as razões/os factores que conduzem os/as estudantes, na Universidade da Madeira, a abandonarem o ensino superior, dando enfoque às razões/aos factores socioeconómicos. Também, se pretende entender de que modo as políticas públicas nacionais, regionais e locais são eficazes para a sua prevenção e combate, de modo a produzir recomendações para que haja uma mudança/melhoria das políticas públicas e um aumento da conscientização para esta problemática, por parte de todos/as os/as intervenientes. A metodologia adotada para a presente investigação é o estudo de caso qualitativo, tendo-se optado pela realização de entrevistas semiestruturadas. Neste sentido, foram entrevistadas treze pessoas (quatro profissionais e nove estudantes da Universidade da Madeira) e, posteriormente, procedeu-se à respetiva análise de conteúdo das narrativas recolhidas. Este estudo evidencia que, apesar dos esforços em facultar bolsas de apoio e outras formas de auxílio, a nível nacional, regional, local e até da própria instituição académica e do sector privado, ainda subsiste a necessidade de implementar e/ou aprimorar respostas para prevenir e combater o abandono no ensino superior, na região. Neste contexto, foram formuladas recomendações dirigidas a vários sectores/entidades, tendo em vista promover a equidade de oportunidades no acesso e na conclusão do ensino superior e a minimizar as barreiras financeiras, que podem limitar o potencial educativo dos/as estudantes na Região Autónoma da Madeira.pt_PT
dc.description.abstractThe right to education, constitutionally enshrined, represents a fundamental pillar in Portuguese society. In particular, access to higher education is widely recognized as a catalyst for individual and societal development. However, socioeconomic barriers can compromise the realization of this potential, especially at a time when rising inflation and rising cost of living persist. In addition, it is important to note that the Autonomous Region of Madeira presented, in 2021, the highest level of risk of poverty or social exclusion (28.9%). In this context, there is a pressing need to understand the relationship between students' financial difficulties and dropping out of higher education. The present work aims to depict and understand the reasons/factors that lead students at the University of Madeira to abandon higher education, focusing on socioeconomic reasons/factors. It is also intended to understand how national, regional, and local public policies are effective for their prevention and combat in order to produce recommendations for a change/improvement of public policies and an increase in awareness of this problem by all stakeholders. The methodology adopted for the present investigation is the qualitative case study, choosing a semi-structured interviews system. In this sense, thirteen people were interviewed (four professionals and nine students from the University of Madeira) and, subsequently, the respective content analysis of the collected narratives was carried out. This study shows that, despite efforts to provide support grants and other forms of aid at national, regional, local, and even the academic institution itself and the private sector, there is still a need to implement and/or improve responses to prevent and combat dropout in higher education in the region. In this context, recommendations were made to various sectors/entities to promote equal opportunities in accessing and completing higher education and to minimize financial barriers, which may limit the educational potential of students in the Autonomous Region of Madeira.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-35295-2-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5611
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAIDGLOBAL & CIE-UMapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPobrezapt_PT
dc.subjectAbandonopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectRegião Autónoma da Madeirapt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectPovertypt_PT
dc.subjectAbandonmentpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectAutonomous Region of Madeirapt_PT
dc.subjectPublic policiespt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePobreza no contexto do ensino superior: um estudo exploratório na Universidade da Madeirapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFraga
person.familyNameRodrigues
person.givenNameNuno
person.givenNameLiliana
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.ridA-9637-2014
person.identifier.scopus-author-id57210292740
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pobreza no contexto do ensino superior um estudo exploratório na Universidade da .pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: