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Educação matemática crítica: professor, isto serve para quê?
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Martins, Márcio Patrício | |
dc.date.accessioned | 2013-09-25T10:11:48Z | |
dc.date.available | 2013-09-25T10:11:48Z | |
dc.date.issued | 2013-09-25 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O princípio básico da educação é fomentar o desenvolvimento pleno dos indivíduos no sentido de se tornarem cidadãos livres, responsáveis e autónomos, capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o seu meio social. O presente estudo visou compreender como se pode integrar uma dimensão social e política no ensino da matemática. Pretendeu-se reconhecer que aberturas e impedimentos existiam no sistema educativo português a uma educação matemática crítica (EMC), que mudanças ocorriam na forma de os alunos fazerem matemática e, ainda, se estes valorizavam ou estavam preparados para este tipo de atividades. O estudo foi do tipo qualitativo e tomou como método a observação participante. Recorreu-se a um conjunto de notícias acerca do preço dos combustíveis, de forma a possibilitar análises críticas desta temática, por parte dos alunos, ligadas a um conjunto de competências transversais e de conteúdos específicos do programa da disciplina de matemática. Foi observado que, para realizarem a análise crítica das situações, os alunos tomaram por referência duas dimensões, a da matemática e/ou a do seu “senso comum”. Mostraram interesse e motivação no estudo do modelo dos preços dos combustíveis e valorizaram o papel da matemática na compreensão/análise desse modelo. Os resultados sugeriram que, para além do conhecimento matemático e do “senso comum” dos alunos, a capacidade crítica assume-se como um fator relevante na profundidade da análise produzida. Os alunos reconheceram o papel potenciador da EMC na compreensão e aprendizagem de conceitos matemáticos, o que, por sua vez, torna as aprendizagens mais significativas. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/464 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação matemática crítica | por |
dc.subject | Senso comum | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Análise crítica | por |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | |
dc.title | Educação matemática crítica: professor, isto serve para quê? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |