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Abstract(s)
As prisões cumprem, na atu alidade, um papel social ativo
na educação da população
que se encontra reclusa. A
estrutura da execução penal
portuguesa assenta num
modelo anglo-saxónico de re abilitação e reinserção social
e esta perspetiva traduz-se
numa desconstrução dos
comportamentos desviantes
e na possibilidade de aumen to das qualificações esco lares, académicas e profis sionais dos reclusos. Assim,
este modelo é um mecanis mo de progressão para uma
população que, por norma,
apresenta baixos níveis de
habilitações escolares e de
quase ausência de qualifi cação profissional.
Para que as prisões possam
ser instrumentos eficazes
de reabilitação, reinserção e
inclusão sociais é importante
que a população reclusa, por
outro lado, esteja recetiva
a este princípio. Sem essa
disponibilidade dificilmente
teremos sucesso na defesa
da ideia de que a educação
se deve assumir como um
instrumento de reabilitação
em contexto prisional.
Description
Keywords
Prisões Educação Investigação Reabilitação Inclusão . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Educação nas Prisões