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Avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias: o caso do Porto de Ponta Delgada (Açores, Portugal)

dc.contributor.advisorLopes, Luiz Carlos Guerreiro
dc.contributor.advisorReis, Maria Teresa Leal Gonsalves Veloso dos
dc.contributor.authorPereira, Débora Marisa Freitas
dc.date.accessioned2014-11-21T16:01:27Z
dc.date.available2014-11-21T16:01:27Z
dc.date.issued2013-09
dc.date.submitted2014-11-21
dc.description.abstractA análise do galgamento de estruturas portuárias não só é importante para a avaliação da segurança de bens, pessoas e equipamentos e das atividades junto a elas desenvolvidas, como também a nível económico e financeiro. A finalidade deste trabalho é a aplicação da metodologia desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para a avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias ao Porto de Ponta Delgada, Açores, num período de dois anos (2011 e 2012), para cinco secções nele enquadradas. A metodologia desenvolvida ao longo desde trabalho apresenta como componentes essenciais a caraterização da agitação marítima a que estão sujeitas as secções em estudo e o cálculo do caudal médio de galgamento por metro linear de estrutura. Estas duas variáveis, inicialmente estudadas e indispensáveis neste trabalho, são obtidas com base em dados de agitação marítima em águas profundas fornecidas pelo modelo regional de previsão de agitação WAVEWATCH III, que, acoplado ao modelo espetral SWAN e ao modelo de declive suave DREAMS, permite a obtenção da agitação marítima incidente na entrada do porto e no seu interior, respetivamente. Os resultados do modelo SWAN são validados mediante uma comparação com dados medidos in situ pela boia ondógrafo localizada ao largo da zona em estudo. Os parâmetros de agitação marítima obtidos para as cinco secções em análise permitem determinar o caudal médio de galgamento, com recurso à ferramenta NN_OVERTOPPING, baseada em redes neuronais.Em seguida, como resultado da combinação entre os valores de probabilidades e de consequências associadas, quando ultrapassado um determinado caudal médio de galgamento admissível anteriormente estabelecido para cada zona em estudo, é obtido um grau de risco de galgamento para cada zona analisada, o que permite criar um mapa de risco que servirá de informação para o planeamento de operações e de futuras intervenções nessa envolvente.por
dc.identifier.tid201127148
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/660
dc.language.isoporpor
dc.subjectAvaliação de riscopor
dc.subjectGalgamento de estruturas portuáriaspor
dc.subjectAgitação marítimapor
dc.subjectSimulação numéricapor
dc.subjectPorto de Ponta Delgadapor
dc.subjectPonta Delgada, Açores (Portugal)por
dc.subjectEngenharia Civilpor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleAvaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias: o caso do Porto de Ponta Delgada (Açores, Portugal)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Civilpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpor

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