Publication
Relatório de estágio de educação física da Universidade da Madeira na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira | |
| dc.contributor.author | Escórcio, Carolina Abreu | |
| dc.date.accessioned | 2016-05-03T15:59:21Z | |
| dc.date.available | 2016-06-03T00:30:08Z | |
| dc.date.issued | 2015-09 | |
| dc.description.abstract | No processo para obter habilitações para a função docente realizámos o estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar criticamente o mesmo. O estágio pedagógico caracteriza-se por um conjunto muito abrangente de atividades que procura conferir competências como docentes e investigadores ativos. Desenvolvemos, ao longo do ano letivo de 2014/2015, tarefas incluídas no estágio pedagógico tais como a prática letiva, a observação de aulas, a caracterização da turma, o estudo de caso, a atividade de extensão curricular, a atividade de intervenção na comunidade escolar e duas atividades de natureza científico-pedagógica - uma individual e outra coletiva. Estivemos envolvidos desde o planeamento até à concretização das atividades onde definimos estratégias de organização e de intervenção que foram, no final, analisadas e discutidas criticamente identificando principais dificuldades, opções para as ultrapassar e competências adquiridas. O relatório está dividido em seis secções: enquadramento do estágio pedagógico, onde contextualizamos um conjunto de situações essenciais para melhor compreensão das opções tomadas; a prática letiva que expressa o nosso trabalho desenvolvido junto da turma enquanto docentes e onde são expressas estratégias pedagógico-didáticas utilizadas e reflexões sobre as mesmas; a assistência às aulas do colega de estágio que nos permitiu identificar e analisar a nossa evolução e do colega, ao longo do ano letivo. Na seção seguinte estão presentes as atividades que nos permitiram conhecer melhor os alunos e, assim, adequar estratégias de acordo com as suas necessidades: caracterização da turma, atividade de extensão curricular e estudo de caso. Posteriormente apresentamos a atividade de intervenção na comunidade identificando a interação entre os professores estagiários e a restante comunidade escolar. As atividades de cariz científico-pedagógico apresentam-se de seguida e foram desenvolvidas como meio de promover a contínua formação dos professores. Por fim apresentamos as conclusões. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1150 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação física | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Ensino de educação física | pt_PT |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Planeamento | pt_PT |
| dc.subject | Intervenção | pt_PT |
| dc.subject | Avaliação | pt_PT |
| dc.subject | Atividades extracurriculares | pt_PT |
| dc.subject | Integração no meio | pt_PT |
| dc.subject | Intervenção na comunidade escolar | pt_PT |
| dc.subject | Natureza científico-pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Desporto | pt_PT |
| dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
| dc.subject | Docente | pt_PT |
| dc.subject | Análise | pt_PT |
| dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio de educação física da Universidade da Madeira na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
