Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de educação física da Universidade da Madeira na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.authorEscórcio, Carolina Abreu
dc.date.accessioned2016-05-03T15:59:21Z
dc.date.available2016-06-03T00:30:08Z
dc.date.issued2015-09
dc.description.abstractNo processo para obter habilitações para a função docente realizámos o estágio pedagógico na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar criticamente o mesmo. O estágio pedagógico caracteriza-se por um conjunto muito abrangente de atividades que procura conferir competências como docentes e investigadores ativos. Desenvolvemos, ao longo do ano letivo de 2014/2015, tarefas incluídas no estágio pedagógico tais como a prática letiva, a observação de aulas, a caracterização da turma, o estudo de caso, a atividade de extensão curricular, a atividade de intervenção na comunidade escolar e duas atividades de natureza científico-pedagógica - uma individual e outra coletiva. Estivemos envolvidos desde o planeamento até à concretização das atividades onde definimos estratégias de organização e de intervenção que foram, no final, analisadas e discutidas criticamente identificando principais dificuldades, opções para as ultrapassar e competências adquiridas. O relatório está dividido em seis secções: enquadramento do estágio pedagógico, onde contextualizamos um conjunto de situações essenciais para melhor compreensão das opções tomadas; a prática letiva que expressa o nosso trabalho desenvolvido junto da turma enquanto docentes e onde são expressas estratégias pedagógico-didáticas utilizadas e reflexões sobre as mesmas; a assistência às aulas do colega de estágio que nos permitiu identificar e analisar a nossa evolução e do colega, ao longo do ano letivo. Na seção seguinte estão presentes as atividades que nos permitiram conhecer melhor os alunos e, assim, adequar estratégias de acordo com as suas necessidades: caracterização da turma, atividade de extensão curricular e estudo de caso. Posteriormente apresentamos a atividade de intervenção na comunidade identificando a interação entre os professores estagiários e a restante comunidade escolar. As atividades de cariz científico-pedagógico apresentam-se de seguida e foram desenvolvidas como meio de promover a contínua formação dos professores. Por fim apresentamos as conclusões.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1150
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEnsino de educação físicapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAtividades extracurricularespt_PT
dc.subjectIntegração no meiopt_PT
dc.subjectIntervenção na comunidade escolarpt_PT
dc.subjectNatureza científico-pedagógicapt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectAnálisept_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio de educação física da Universidade da Madeira na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarolinaEscórcio.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: