Publication
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha | |
| dc.contributor.author | Sousa, Bárbara Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-06T14:33:54Z | |
| dc.date.available | 2017-02-06T01:30:09Z | |
| dc.date.issued | 2016-07 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório tem como propósito a obtenção de grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal neste encontra – se incluído os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam a minha prática pedagógica. A minha intervenção na vertente Pré-Escolar foi realizada com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, da Sala dos Cristais na EB1/PE da Achada. Na vertente de 1.º Ciclo do Ensino Básico intervim com a turma do 2º B da EB1/PE da Pena. Durante a prática pedagógica foi utilizada a investigação-ação como metodologia essencial que permite ao professor ter o papel de investigador ao refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem. No decorrer dos estágios pedagógicos foram desenvolvidas duas problemáticas. No 1º ciclo surgiu a problemática: Como utilizar uma aprendizagem cooperativa na sala de aula? E no Pré-Escolar a problemática intitulou-se: Como melhorar as competências sociais e afetivas no Pré-escolar? A utilização da investigação permitiu a implementação de estratégias com o intuito de proporcionar aprendizagens de melhor qualidade. Para abordar esta metodologia recorri à observação participante para desenvolver estratégias com o intuito de estimular, respeitar os seus ritmos e os modos de aprendizagem de cada um, tendo sempre em conta as suas necessidades e os interesses das crianças. Este relatório relata todo o percurso realizado nas duas vertentes pedagógicas sendo também um instrumento de reflexão de todo o processo dando continuidade à construção de uma identidade profissional. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201343509 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1331 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | EB1/PE da Achada | pt_PT |
| dc.subject | EB1/PE da Pena | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
| dc.subject | Pré-escola | pt_PT |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
