Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.contributor.authorCatanho, Mónica Sofia França
dc.date.accessioned2020-01-28T16:07:12Z
dc.date.available2020-01-28T16:07:12Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.description.abstractEste relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis report reflects the experiences of the three pedagogical practices, in the context of preschool education and the first cycle, included in the syllabus of the master's degree in preschool education and the 1st cycle of basic education. The first part of the report consists of the theoretical component, associated to the curricular organization, the role of the educator / teacher as well as other theoretical assumptions that base the practice developed in the context of classroom activities. Research-Action is still explained as a methodology in the context of pedagogical practice. The second part of this report summarizes the course during the three practices developed in a prep room, in a 3rd grade class, and a second grade class. The first intervention tried to answer the question How does the active participation of the children of the Green Room allow a greater commitment in the accomplishment of the activities ?, where I tried to develop activities and strategies that were the meeting of this question. In the context of the 1st Cycle of Basic Education, I tried, according to the needs of the students of both classes, to develop activities that gave them meaning, participation and learning, using a methodology based on interdisciplinarity. Thus, the three pedagogical practices had positive results for the motivation of the children of Pre-School Education as well as in overcoming the difficulties of learning in Mathematics and the acquisition of socializing skills in the students of the 3rd year. Already in the 2nd grade class it was possible to overcome the difficulties of learning through interdisciplinarity and the active and participative role of students in the school context.pt_PT
dc.identifier.tid202372685pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2705
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSignificant learningpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMónicaCatanho.pdf
Size:
3.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: