Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoCarinaBasílio.pdf1.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança.
This document focuses on realization of teaching practice in school year 2015/2016, in Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco and seeks to describe, discuss and reflect activities from a critical, constructive and sustainable way. Variability of situations and problems associated with educational practice makes the professional teaching complex for management and operation of activities for school community and particularly student. In this context, teaching practice have been developed one set of activities: (i) teaching practice; (ii) scientific and pedagogical activities; (iii) integration activities in context; and (iv) intervention activity in school community. Professional and personal experiences in teaching practice allowed us to understand the variables associated with management of teaching-learning process and effect on decision making. Planning, analysis and control of educational processes in the different approaches was possible to develop the ability of autonomy, cooperation, leadership, adaptability, critical reflection and respect for the characteristics of each individual. While physical education teachers through field and applicability of different teaching methods and strategies, aimed to integral development of student to his transformation in present society, that in constant change.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Processo de ensino-aprendizagem Aluno Contexto escolar Teaching practice Physical education Teaching-learning process Student School context Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License