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Escola a tempo inteiro e formação docente: qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
dc.contributor.authorNunes, Maria do Carmo Fernandes Góis
dc.date.accessioned2017-07-25T13:45:19Z
dc.date.available2017-07-25T13:45:19Z
dc.date.issued2011-12-07
dc.description.abstractA Educação Pré-escolar é um pilar fundamental no desenvolvimento de competências das crianças, sejam elas científicas, sociais ou pessoais. Neste contexto, surge a escola como entidade que pressupõe uma complexa organização, com responsabilidades educativas e sociais. Dentro desta linha de pensamento, foram criadas, na Região Autónoma da Madeira, as Escolas a Tempo Inteiro, numa tentativa de inovar o modelo de escola de primeiro ciclo até então existente, e com o objectivo responder às necessidades das famílias e combater as assimetrias sociais. Esta nova realidade pressupõe, por parte de toda a comunidade educativa e em particular dos docentes, uma adaptação pessoal e profissional. Assim, constitui objectivo principal deste estudo abordar a organização e o funcionamento da Educação Pré-escolar no contexto da Escola a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como a formação inicial e contínua dos docentes que leccionam nessas escolas, por forma a reflectir sobre o contributo destes factores no desenvolvimento de competências dos alunos. O plano metodológico para a realização deste estudo passou por um enquadramento teórico, onde se procurou entender a problemática proposta, no âmbito da ETI, da formação docente e das competências a desenvolver na Educação Pré-escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida numa metodologia qualitativa com características etnográficas e teve como objectivo compreender a perspectiva dos docentes em relação a esta temática. O estudo empírico centrou-se numa Escola a Tempo Inteiro do Concelho do Funchal, e foram utilizados como instrumento de recolha de dados oito entrevistas e observação participante numa sala de Educação Préescolar. Os resultados da investigação sugerem que a Escola a Tempo Inteiro propicia condições facilitadoras para o desenvolvimento de competências das crianças em idade Pré-escolar. Contudo, destacam a necessidade de se repensar o tempo excessivo que as crianças passam na escola. Quanto à formação docente - inicial e contínua - conclui-se que os docentes nem sempre sentem que as competências profissionais resultantes dessa formação revertem em saberes que se adequam às necessidades da ETI e das crianças da Educação Pré-escolar. Nesse sentido, sugerem um repensar das práticas a partir de uma reflexão conjunta dentro da própria escola.pt_PT
dc.description.abstractThe Pre-School Education is a cornerstone in the development of children’s scientific, social or personal skills. In this context, the school plays the role of an entity that requires a complex organization, with both educational and social responsibilities. Following this viewpoint, in Região Autónoma da Madeira were created the Full-Time Schools in an effort to reinvent the first cycle school model, in order to meet the needs of families and to combat any social inequalities. This new reality requires, by the whole school community, especially teachers, a personal and professional adjustment. Therefore, the main objective of this study is to approach the organization and functioning of Pre-School Education in the context of the Full-Time School in Região Autónoma da Madeira, as well as the training and further education of teachers of these schools, and therefore reflect on the impact and importance these factors have in the development of student’s skills. The methodological plan for this study has gone through a theoretical framework, where we tried to understand the problem proposed at the Full-Time School, teacher training and the development of skills in the Pre-School Education. This research was developed through a qualitative methodology with ethnographic characteristics, and focused mainly on understanding teacher’s perspective regarding this issue. The empirical study focused on a Full-Time School in Funchal. The instruments used for data collection were: eight interviews and participant observation in a Pre-School Education classroom. Research results suggest that Full-Time School provides better conditions for the development of children skill’s in Pre-School age. However, the results also show the need to rethink the excessive time spent in school by children. Regarding teacher’s training, both initial and continuous, it is concluded that professional skills of teachers do not always translate into knowledge in order to suit the needs of Full-Time Schools and children in Pre-School age. As a result, it is suggested that such practices get re-analyzed, and reflected upon, within each school.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1602
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscola a tempo inteiropt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFull-time schoolpt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectTeachers trainingpt_PT
dc.subjectSkill’s developmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEscola a tempo inteiro e formação docente: qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Supervisão Pedagógicapt_PT

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