Repository logo
 
Publication

Parentalidade e educação positiva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorSantos, Andreia Filipa Oliveira Correia Vasconcelos dos
dc.date.accessioned2022-02-04T13:28:04Z
dc.date.available2022-02-04T13:28:04Z
dc.date.issued2021-12-10
dc.description.abstractO bem-estar é um fator determinante no processo de crescimento humano sendo um bom preditor de diversas variáveis como melhor saúde física, mental, relações mais satisfatórias, pensamento mais criativo e de aquisição de melhores aprendizagens. A Psicologia Positiva enquanto abordagem preventiva tem levado a Psicologia da Educação a interessar-se pelos benefícios da promoção do bem-estar em contexto educativo. Esta investigação teve como objetivo implementar um programa de Educação Positiva com alunos de 2.º e 3.º ciclos, e avaliar o seu impacto no bem-estar, regulação emocional, comportamento e desempenho académico dos alunos. Em simultâneo, foi implementado um programa de Educação Parental com cinco mães que lhes ofereceu a oportunidade de aperfeiçoar as suas competências educativas. Analisou-se o interesse, o grau de satisfação e a eficácia/impacto relativamente a esta intervenção. Os resultados indicam que a intervenção promoveu emoções mais positivas nos alunos, aquisição de maior clareza dos seus sentimentos, emoções e reparação emocional. Houve ainda uma melhoria da concentração, autocontrolo, autonomia, motivação para o estudo e desempenho escolar. A intervenção parental demonstrou satisfação generalizada pelas aprendizagens, mudanças e relações mais positivas com os filhos.pt_PT
dc.description.abstractWell-being is a determining factor in the human growth process, being a good predictor of several variables such as better physical and mental health, more satisfactory relationships, more creative thinking and the acquisition of better learning. Positive Psychology as a preventive approach has led Educational Psychology to become interested in the benefits of promoting well-being in an educational context. This investigation aimed to implement a Positive Education program with 2nd and 3rd cycle students, and to assess its impact on students' well-being, emotional and behavioral regulation, and academic performance. Simultaneously, a Parental Education program was implemented with five mothers, which offered them the opportunity to improve their educational skills. Interest, degree of satisfaction and effectiveness/impact regarding this intervention were analyzed. The results indicate that the intervention promoted more positive emotions in students, acquisition of greater clarity in their feelings, emotions and emotional repair. There was also an improvement in concentration, self-control, autonomy, motivation to study and school performance. Parental intervention showed widespread satisfaction with learning, changes and more positive relationships with their children.pt_PT
dc.identifier.tid202926826pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4043
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação positivapt_PT
dc.subjectEducação parentalpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectRelação mãe-filho(a)pt_PT
dc.subjectPositive educationpt_PT
dc.subjectParental educationpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectMother-child relationshippt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleParentalidade e educação positivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
OK_Parentalidade e Educação Positiva_Andreia Filipa Oliveira Correia Vasconcelos dos Santos.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format