Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
14.08 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The use of educational programs is a way for students to learn and
develop skills in an interactive and motivating way, as schools are
increasingly involved in this environment, they cannot ignore the
technological resources for the teaching and learning of students, as it can
be very useful to the teacher, not only because he can create a lesson plan,
but also create more didactic material for the purpose of students acquire
knowledge independently, and its use can be done anywhere, as long they
have technology that supports the program. Technological development
thus allows the use of resources inside and outside the classroom,
surpassing traditional methods.
The “EarQuiz” application was created in order to help Music
Education students in their auditory training, and the application helps its
users to associate melodic intervals with music excerpts, showing them the
location of that interval in music in question.
Through the testing sessions carried out by the students of the 4th
and 5th Degree of Musical Formation of the Conservatório das Artes, the
hypotheses initially questioned were verified, being that the students feel
motivated and learn the melodic intervals through the application, the
success of learning is best if you use the song tips as a complementary aid.
Through the teachers it was possible to verify that they value and
consider the application as a technological resource of complementary help
in the learning of melodic intervals.
A utilização de programas educativos é uma forma dos alunos aprenderem e desenvolverem competências de uma maneira interativa e motivadora, sendo que as escolas estão cada vez mais envolvidas neste meio não podem ignorar os recursos tecnológicos em prol do ensino e aprendizagem dos alunos, pois pode ser bastante útil ao professor, não só pelo facto de poder criar um plano de aula, como também criar um material mais didático com o propósito de os alunos adquirirem conhecimentos de forma autónoma, sendo que a sua utilização poderá ser feita em qualquer local, desde que tenham consigo tecnologia que suporte o programa. O desenvolvimento tecnológico permite assim utilizar recursos dentro e fora de aula, ultrapassando os métodos tradicionais. A aplicação “EarQuiz” foi criada com o intuito de poder ajudar os alunos de Formação Musical no seu treino auditivo, sendo que a aplicação ajuda os seus utilizadores a associar os intervalos melódicos a excertos de música, mostrando-lhes a localização desse intervalo na música em questão. Através das sessões de testes realizadas pelos alunos do 4º e 5º Grau de Formação Musical do Conservatório das Artes, verificou-se as hipóteses inicialmente postas em causa, sendo que os alunos se sentem motivados e aprendem os intervalos melódicos através da aplicação, o sucesso de aprendizagem é melhor se utilizarem as dicas das músicas como ajuda complementar. Através dos professores foi possível verificar que estes valorizam e consideram a aplicação como um recurso tecnológico de ajuda complementar na aprendizagem de intervalos melódicos.
A utilização de programas educativos é uma forma dos alunos aprenderem e desenvolverem competências de uma maneira interativa e motivadora, sendo que as escolas estão cada vez mais envolvidas neste meio não podem ignorar os recursos tecnológicos em prol do ensino e aprendizagem dos alunos, pois pode ser bastante útil ao professor, não só pelo facto de poder criar um plano de aula, como também criar um material mais didático com o propósito de os alunos adquirirem conhecimentos de forma autónoma, sendo que a sua utilização poderá ser feita em qualquer local, desde que tenham consigo tecnologia que suporte o programa. O desenvolvimento tecnológico permite assim utilizar recursos dentro e fora de aula, ultrapassando os métodos tradicionais. A aplicação “EarQuiz” foi criada com o intuito de poder ajudar os alunos de Formação Musical no seu treino auditivo, sendo que a aplicação ajuda os seus utilizadores a associar os intervalos melódicos a excertos de música, mostrando-lhes a localização desse intervalo na música em questão. Através das sessões de testes realizadas pelos alunos do 4º e 5º Grau de Formação Musical do Conservatório das Artes, verificou-se as hipóteses inicialmente postas em causa, sendo que os alunos se sentem motivados e aprendem os intervalos melódicos através da aplicação, o sucesso de aprendizagem é melhor se utilizarem as dicas das músicas como ajuda complementar. Através dos professores foi possível verificar que estes valorizam e consideram a aplicação como um recurso tecnológico de ajuda complementar na aprendizagem de intervalos melódicos.
Description
Keywords
Aplicações educativas Intervalos melódicos Aprendizagem Treino auditivo Educational applications Melodic intervals Learning Auditory training Quiz Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia