Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Seal Appeal: uma produção audiovisual de animação em 3D para a conscientização sobre a poluição do oceano, modelação 3D e captura de movimento

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Desde o final do século XX, as técnicas de animação têm sido amplamente utilizadas em produções, anúncios, filmes, publicidade, efeitos visuais e assim por diante, e se tornaram uma parte indispensá vel do cinema e da televisão. O rápido crescimento da tecnologia e seu impacto em toda a indústria de produção permitiu que as técnicas de animação geradas por computador se tornassem variadas e generalizadas. As técnicas de animação por computador não só economizam trabalho e dinheiro, mas também dão ao produtor a opção de aplicar a técnica em duas dimensões (2D) ou tridimensio nais (3D), dependendo do período de tempo, cenário e conteúdos dados. Existe uma vasta gama de softwares e hardwares disponível tanto para a produção de uma animação 3D como para a captura de movimento, com valores bastante acessíveis ou até mesmo gratuitos que torna a criação pessoal de uma animação tridimensional possível. Assim, neste projeto foi encontrada uma solução acessível para a produção de uma curta-metragem de animação em 3D com o objetivo de conscientizar o pú blico em geral para o problema da poluição do oceano. Foi seguida uma metodologia própria para a realização deste projeto dividida em três fases tais como pré-produção - constituída por idealização, criação de um guião, de um storboard e finalmente, design dos conceitos visuais; produção - onde foi realizada toda a modelação, texturização, rigging e animação; e por último, pós-produção - constituí- da por edição de vídeo, áudio e efeitos visuais 2D. Desde modo, o resultado final do projeto foi uma curta-metragem de animação 3D criada com o uso de ferramentas acessíveis.
Since the end of the 20th century, animation techniques have been widely used in productions, ad vertisements, films, advertising, visual effects and so on, and have become an indispensable part of cinema and television. The rapid growth of technology and its impact on the entire production industry has allowed computer-generated animation techniques to become varied and widespread. Computer animation techniques not only save labor and money, but also give the producer the option of applying the technique in two dimensions (2D) or three dimensional (3D), depending on the time period, scenario and content given. There is a wide range of software and hardware available both for the production of a 3D animation and for the capture of motion, with very accessible or even free values that makes the personal creation of a three-dimensional animation possible. Thus, in this project an accessible solu- tion was found for the production of a 3D animation short film with the objective of raising the general public’s awareness of the problem of ocean pollution. A specific methodology was followed to carry out this project, divided into three phases such as pre-production - consisting of idealization, creation of a script, a storboard and finally, design of visual concepts; production - where all modeling, texturing, rigging and animation was carried out; and finally, post-production - consisting of video editing, audio and 2D visual effects. In this way, the final result of the project was a 3D animation short film created using accessible tools.

Description

Keywords

Animação 3D Maya Mudbox Kinect Captura de movimento 3D Animation Maya Mudbox Motion capture Design de Media Interativos . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License