Browsing by Author "Bonito, Jorge"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Com prestige ou da falta delePublication . Bonito, Jorge
- Desafios educacionais em tempo de COVID-19: contributos do pensamento de Paulo FreirePublication . Zukowsky-Tavares, Cristina; Silva, Natália; Alencar, Vitória; Cardoso, Thiago; Lopes-Jr, Derson; Bonito, JorgeA pandemia por covid-19, anunciada pela OMS, determinou a instalação de um contexto de iniquidades sociais. Esta investigação, analítica, descritiva e transver sal, teve como objetivo caraterizar os desafios na formação e trabalho em home of fice, em consequência da covid-19. Foi aplicado um inquérito a 317 profissionais da educação em diversos locais do Brasil, em maio de 2020. Entre os aspetos que mais se evidenciam, percebe-se a falta de preparação dos respondentes para assegurar aulas a distância, a desigualdade no acesso tecnológico, a redução do bem-estar profissional, mas o acompanhado entusiasmo na busca de novos métodos. Emerge uma situação de vulnerabilidade e a necessidade de valorização profissional do cente. Partindo do prisma da criticidade, do diálogo e empowerment docente, indi ca-se a possibilidade de “ser mais em educação”, apontando-se alguns caminhos freireanos para a transposição de desigualdades educacionais presentes e futuras.
- Imagem da ciência: um estudo com professores de LuandaPublication . Víctor, Eufrásia; Costa, Maria; Mendonça, Alice; Bonito, JorgeA epistemologia e a história da Ciência desempenham um papel importante na deteção de dificuldades de aprendizagem num determinado campo do conheci mento e no direcionamento de estratégias com vista à sua eliminação. Este estudo, de natureza quantitativa, teve por objetivo conhecer as perceções de 26 professores, que trabalhavam numa escola de Luanda, sobre a imagem da Ciência. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP. A imagem da Ciência que os docentes transmitem varia entre uma visão racionalista e uma empirista, sendo que alguns não revelam, efetivamente, a imagem da Ciência que veiculam aos seus alunos. Numa análise mais fina, perfilham-se conceções ligadas a um modelo de relati vismo epistemológico, que considera o conhecimento científico como produto da interação entre o pensamento e a realidade. O erro é entendido, também, como ponto de partida para novas teorias e, em função disso, desempenha um importan te papel no avanço da Ciência.