Browsing by Author "Carvalho, J."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do modelo de educação desportiva na matéria de ginástica: da conceção à avaliaçãoPublication . Vieira, A.; Barreto, S.; Marques, G.; Gouveia, E.; Carvalho, J.; Fernandes, G.; Rodrigues, A.
- Operacionalização do modelo de educação desportiva na ginásticaPublication . Barreto, S.; Carvalho, J.; Marques, G.; Rodrigues, A.Face à crescente desmotivação dos alunos para a Educação Física, a comunidade científica procurou conceber diversas metodologias de ensino, das quais destacamos em particular o Modelo de Educação Desportiva (MED). No entanto, são ainda escassos estudos que analisam a implementação deste modelo na matéria de ginástica, uma matéria nuclear, presente no Plano Nacional de Educação Física. Acreditamos que a aplicação do MED seria vantajosa no desenvolvimento de competências pelos alunos, pelo que se torna crucial a divulgação e conceção de ferramentas didático-pedagógicas neste domínio, que auxiliem aos docentes. Neste contexto, com o presente trabalho pretende-se conceber e apresentar uma estruturação do MED para a matéria de ensino de ginástica, de forma a facilitar o processo de operacionalização em contexto escolar. Ao longo do trabalho é apresentado a estruturação do MED, centrado em 4 etapas fundamentais (i) avaliação inicial; (ii) a préepoca; (iii) a época e (iv) avaliação final. Para cada uma das fases é indicada duração, conteúdos desenvolvidos e estratégias utilizadas, bem como tarefas desenvolvida por cada um dos intervenientes. A aplicação do MED em contexto escolar é na nossa opinião vantajosa e possível, no entanto, torna-se necessário aprofundar os efeitos desta metodologia, analisar e refletir as estratégias de implantação através do desenvolvimento de futuras investigações.