Browsing by Author "Carvalho, M. L."
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- Possíveis estratégias didáticas para a operacionalização do ténis de mesa nas aulas de educação físicaPublication . Azevedo, R. F.; Carvalho, M. L.; Correia, A. L.A abordagem da matéria de ensino do Ténis de Mesa nas aulas de Educação Física, tem-se revelado um problema face ao número excessivo de alunos por turma e recursos escolares escassos. Desta forma, existe a necessidade do professor recriar novas formas de organização dos alunos pelo espaço, bem como metodologias adequadas na lecionação das matérias de ensino. Partindo dos conteúdos programáticos do Programa Nacional de Educação Física (PNEF) relativos à matéria de Ténis de Mesa, no ensino secundário, é nosso intuito propor possíveis estratégias didáticas, tanto no nível introdutório, como elementar e avançado, para a operacionalização desta matéria de ensino nas aulas de Educação Física. As estratégias didáticas passarão por apresentar soluções a questões relativas ao ato de ensinar, abordando aulas politemáticas, dentro do mesmo grupo de matérias (desportos de raquete), e formas de operacionalização, mencionando aspetos como o material disponível, a organização do espaço e dos alunos pelo mesmo. O estabelecimento de parcerias entre instituições educativas e desportivas de caracter público, revelou ser muito eficaz na superação de limitações de ordem material, demonstrando ter elevado potencial de desenvolvimento com reconhecidas mais valias para ambas as partes.
- Treino de força: uma proposta em contexto escolarPublication . Rodrigues, Marçal; Carvalho, M. L.; Correia, Ana LuisaO desenvolvimento das capacidades motoras é parte integrante dos Programas Nacionais, onde a Educação Física poderá desempenhar um papel fundamental na sua otimização. No conjunto das capacidades motoras, a força parece ser uma das que menos se trabalha no contexto das aulas. O seu desenvolvimento pode contribuir substancialmente para a saúde e bem-estar dos alunos, sendo reconhecido como uma componente importante nos programas de atividade física para jovens. Atendendo aos seus benefícios é sem dúvida um tema que merece alguma atenção. Neste sentido, este artigo objetiva refletir acerca da importância do trabalho de força nos jovens, assim como apresentar um método e uma proposta de organização didática para desenvolver a força no contexto das aulas de Educação Física, tendo sempre como referência os objetivos presentes nos Programas Nacionais de Educação Física. O método apresentado vai ao encontro do treino intervalado de alta intensidade, recorrendo nomeadamente ao protocolo desenvolvido por Izumi Tabata, que consiste na realização de 8 ciclos de 20 segundos de alta intensidade, seguidos de 10 segundos de descanso ativo, com a duração de 4 minutos. Este método é de fácil aplicabilidade na escola, já que na atualidade existem um conjunto de aplicações gratuitas para os smartphones que permitem a sua rentabilização neste contexto. Esta proposta permite centrar a nossa prática em determinados objetivos, nomeadamente trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratórias e de força resistente simultaneamente, num curto espaço de tempo.
